Voltou atrás: Alfa Romeo reavalia estratégia e desiste de ser 100% elétrica
Alfa Romeo altera planos de eletrificação, influenciada por mudanças políticas e maior autonomia dentro da Stellantis.
A Alfa Romeo é a mais recente marca a reconsiderar seus planos de se tornar totalmente elétrica até 2027. Relatórios da Automotive News Europe indicam que a decisão está relacionada a mudanças políticas nos Estados Unidos e à maior autonomia conquistada após a saída de Carlos Tavares da Stellantis.
Essas alterações surgem em meio a um contexto de reestruturação da Stellantis no mercado dos EUA, essencial após um ano de 2024 desafiador. A troca de CEO teria garantido mais “liberdade” para a mudança de rumo.
A Alfa Romeo, juntamente com outras marcas do grupo, busca revitalizar suas operações e conquistar novamente o público norte-americano.
Retorno dos motores a combustão
Inicialmente, a Alfa Romeo havia afirmado que o Tonale híbrido plug-in seria seu último veículo com motor a gasolina. Contudo, Christine Feuell, nova responsável pela marca, anunciou que a versão a gasolina do Tonale já está disponível nos revendedores americanos.
O preço de aluguel começa em US$ 399 mensais, equivalente a cerca de R$ 2.357.
Feuell também destacou a retomada das vendas como prioridade, visto que a marca registrou quatro anos consecutivos de queda nas vendas.
Planos para 2025
Jeff Kommor, gerente de vendas da Stellantis nos EUA, prevê melhorias nas vendas em 2025, com o apoio contínuo dos revendedores. A estratégia envolve novos trens de força e a recuperação de segmentos abandonados, além de um aumento nos investimentos em marketing.
Já Michael Bettenhausen, presidente do Conselho Nacional de Revendedores da Stellantis, expressou confiança na liderança de John Elkann. Ele acredita que a atual equipe tem o potencial para elevar a participação do grupo no mercado norte-americano, que caiu para 8,1% em 2024.
Maior autonomia para executivos
O otimismo nos EUA também foi reforçado em entrevistas durante o Salão do Automóvel de Detroit. Executivos da Chrysler, Dodge, Jeep e Ram discutiram as novas direções sob a liderança de Elkann e Antonio Filosa.
Com a saída de Tavares, líderes como Tim Kuniskis, da Ram, consideram atualizações significativas para seus modelos. Além disso, Feuell planeja posicionar a Chrysler de forma distinta na hierarquia das marcas da Stellantis, destacando a atualização da Pacifica e a exploração das plataformas multienergéticas do grupo.
No cenário atual, a Alfa Romeo e outras marcas da Stellantis buscam um equilíbrio entre inovação e tradição, ganhando destaque pela flexibilidade em suas abordagens estratégicas e pela recuperação de mercado nos EUA.