Ford aposta em SUVs e picapes acessíveis, mas não trará carros de passeio

Com foco em modelos mais econômicos, montadora intensifica produção de SUVs e picapes, enquanto carros de passeio permanecem fora de sua estratégia.

A Ford está redesenhando suas prioridades de mercado nos Estados Unidos. Com o cenário político e econômico em constante mudança, a montadora optou por direcionar seus esforços para veículos mais acessíveis.

Essa decisão, entretanto, não inclui o ressurgimento de seus tradicionais carros de passeio, como Fiesta e Focus. No ano passado, a Ford alcançou vendas significativas, totalizando 2.078.832 veículos. Para 2025, a estratégia da empresa é incrementar ainda mais esses números.

Seu foco principal é nas versões de entrada do Bronco, da Maverick e do Mustang. Os revendedores foram informados sobre o aumento da produção desses modelos básicos.

Desafios de produção e tarifas

Os modelos econômicos da Ford, como a picape Maverick e o SUV Bronco Sport, são fabricados no México. A Maverick tem preço inicial de US$ 26.210 (R$ 153.171,24), enquanto o Bronco Sport começa em US$ 31.590 (R$ 184.611,96).

Entretanto, a eleição de Donald Trump pode impactar esses modelos, com possíveis tarifas adicionais de até 25% sobre produtos importados.

Impacto no SUV Escape

O Escape, que deriva do Ford Focus, pode estar com os dias contados no mercado americano até 2026. Atualmente, ele custa US$ 30.590 (R$ 178.767,96) na versão básica.

Com sua possível saída, a Ford deve reforçar o marketing da Maverick e do Bronco Sport, visando consolidar-se como referência em veículos off-road.

Ford Escape (Foto: Divulgação/Ford)

Futuro do Mustang

Embora o Mustang tenha registrado uma queda de 9,5% nas vendas, com 44.003 unidades, a Ford não descarta inovações. Um novo modelo de Mustang com quatro portas, diferente do Mach-E, está em consideração. A marca mencionou diversas possibilidades, incluindo um protótipo possivelmente chamado de “Mach 4”.

O preço médio dos carros novos nos EUA em dezembro de 2024 foi de US$ 49.740 (R$ 290.680,56). Isso sugere que, se lançado, o novo Mustang não será acessível. Em comparação, em dezembro de 2012, o valor médio foi aproximadamente US$ 16.000 (R$ 93.504) mais baixo.

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