Não serão mais os mesmos! Lista de carros que ficarão MENOS potentes para atender o Proconve L8

Nova legislação Proconve L8 altera potência de veículos populares no Brasil em 2025, afetando Fiat, Hyundai, Jeep e Renault. Modelos precisam se adequar às novas normas.

Em 2025, o mercado automotivo brasileiro vive um período de transição com a implementação da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve L8).

Essa legislação impõe normas mais rígidas para emissões, obrigando fabricantes a ajustar a calibragem dos motores para se adequarem. A alteração reflete em modelos que, embora populares, precisaram reduzir suas potências para atender às novas exigências.

Fabricantes como Fiat, Hyundai, Jeep e Renault sentiram o impacto imediato. Para modelos já lançados, as alterações envolveram ajustes nos motores existentes, enquanto novas versões já chegam ao mercado com essas modificações. A adaptação é essencial para que as montadoras continuem oferecendo produtos competitivos e em conformidade com as regulamentações ambientais.

Ainda é possível encontrar veículos que atendem ao Proconve L7 em estoque até 31 de março de 2025. No entanto, os consumidores devem se apressar se desejam adquirir modelos com as especificações antigas.

Principais mudanças em fabricantes

Fiat

Fiat Fastback (Foto: Divulgação/Fiat)

Nos modelos da Fiat, o motor 1.3 turbo teve mudanças significativas. A potência agora é de 176 cv, seja com gasolina ou etanol, enquanto o torque permanece em 27,5 kgfm. Os modelos afetados incluem o SUV Fastback e a picape Toro.

  • Fastback Limited, R$ 168.990
  • Toro Endurance, R$ 155.990
  • Toro Freedom, R$ 165.990
  • Toro Volcano, R$ 182.990
  • Toro Ultra, R$ 194.490

Hyundai

HB20 Comfort Plus Tech (Foto: Divulgação/Hyundai)

A Hyundai também passou por adequações. O motor 1.0 turbo perdeu potência, agora produzindo 115 cv com gasolina, enquanto o torque se manteve em 17,5 kgfm. Já o motor 1.0 aspirado manteve sua potência de 80 cv, com um pequeno incremento no torque.

  • HB20 Comfort Plus Tech, R$ 117.510
  • HB20 Platinum Safety, R$ 128.010
  • HB20S Comfort Plus Tech, R$ 123.010
  • HB20S Platinum Safety, R$ 133.610
  • Creta Comfort, R$ 147.390
  • Creta Limited, R$ 162.490
  • Creta Platinum, R$ 178.990
  • Creta N-Line, R$ 187.590

Jeep

Renegade Turbo (Foto: Divulgação/Jeep)

Os modelos da Jeep, como Renegade, Compass e Commander, que compartilham o motor 1.3 turbo da Fiat, sofreram alterações semelhantes. Agora, todos desenvolvem 176 cv e mantêm o torque de 27,5 kgfm.

  • Renegade Turbo, R$ 118.290
  • Renegade Sport Altitude, R$ 152.990
  • Renegade Longitude, R$ 171.990
  • Renegade Sahara, R$ 179.990
  • Renegade Trailhawk 4×4, R$ 179.990
  • Renegade Willys 4×4, R$ 185.990
  • Compass Sport, R$ 186.990
  • Compass Longitude, R$ 208.990
  • Compass Limited, R$ 227.990
  • Compass Série S, R$ 247.990
  • Commander Longitude, R$ 227.990
  • Commander Limited, R$ 253.990
  • Commander Overland, R$ 276.990

Renault

Duster Iconic (Foto: Divulgação/Renault)

A Renault também fez ajustes. O Duster Iconic agora oferece 163 cv e um torque de 25,5 kgfm, uma redução em relação aos números anteriores. A marca ainda não divulgou detalhes sobre o motor 1.6 SCe, que atualmente entrega 120 cv.

  • Duster Iconic, R$ 165.890

Com a Proconve L8 em vigor, o mercado automotivo nacional passa por transformações significativas. As mudanças são necessárias, ainda que possam impactar temporariamente o desempenho dos veículos.

As fabricantes buscam se adaptar para continuar atendendo às expectativas dos consumidores.

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