Estado vai reduzir impostos sobre compra de carros elétricos; IPVA será zerado
Ação representa marco na busca por desenvolvimento sustentável. Saiba onde a isenção vai ser aplicada.
Um projeto de Lei que prevê a isenção do IPVA para carros elétricos e híbridos. A iniciativa faz parte da chamada “Transição Energética” que vem, aos poucos, sendo implantada em Alagoas. A procura justamente impulsionar a população a optar por modelos de veículos mais limpos e sustentáveis.
Nesse sentido, ao assinar o Projeto de Lei, Paulo Danta, governador do Estado, afirmou que a ação representa um marco significativo para o desenvolvimento sustentável e econômico de Alagoas.
Isenção
Na prática, o Projeto de Lei prevê a isenção do IPVA para os modelos elétricos ou híbridos no primeiro ano para veículos novos. Já nos anos seguintes, a alíquota do imposto será menor quando comparada aos veículos que usam outros combustíveis. A ação representa, portanto, um incentivo para que a população opte por modelos mais sustentáveis.
Na ocasião, o governador também lembrou que a ação contribui para a redução das emissões de poluentes, assim como também pode atrair a instalação de indústrias para fabricação de veículos ou mesmo peças para os modelos elétricos ou híbridos.
Legislação
Caso o Projeto de Lei seja aprovado pela Assembleia Legislativa, a cobrança do IPVA, por exemplo, passará a ocorrer da seguinte forma:
- Ano 1: isento de IPVA;
- Ano 2: o motorista pagará apenas 0,50% do valor do IPVA;
- Ano 3 e subsequentes: será cobrado apenas 1% do valor do IPVA.
Já no caso de veículos que transportam passageiros, cargas ou mistos, as alíquotas serão:
- 1,5% para veículos com o uso de gás natural.
Por fim, os veículos híbridos terão isenção do IPVA seguindo as informações abaixo:
- Ano 1: isento do IPVA;
- Ano 2: pagará 0,75% do IPVA;
- A partir do terceiro ano: o valor será de 1,50% do IPVA.