Nem tão sustentáveis assim! Poeira dos freios de carros elétricos pode ser mais tóxica que fumaça de diesel
Estudo aponta que partículas dos freios de EVs são mais nocivas que emissões de motores a diesel, destacando desafios ambientais dos veículos elétricos.
Acredita-se amplamente que os carros elétricos (EVs) são uma alternativa mais limpa em comparação aos veículos a combustão. No entanto, um estudo realizado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, questiona essa percepção.
Segundo os pesquisadores, a poeira gerada pelo desgaste dos freios desses veículos pode ser mais prejudicial do que se imagina. Enquanto o motor diesel é frequentemente visto como um vilão ambiental por sua fumaça preta, os veículos elétricos (EVs) revelam outro aspecto da poluição.
De acordo com o estudo, a poeira das pastilhas de freio dos veículos elétricos é mais tóxica do que as emissões de motores a diesel mal regulados.
Impacto dos freios na saúde pulmonar
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O estudo analisou quatro tipos de pastilhas de freio: baixo teor metálico, semi-metálicas, orgânicas sem amianto e híbridas cerâmicas. Dessas, as pastilhas orgânicas sem amianto mostraram causar a maior inflamação pulmonar, sendo até mais tóxicas do que as emissões de diesel.
Nos Estados Unidos, essas pastilhas são populares por serem econômicas e silenciosas. No entanto, a substituição do amianto por fibras de cobre, embora melhore a condução térmica, não elimina os riscos à saúde. Essas partículas podem estar associadas a doenças como câncer e asma.
Regulamentações e desafios futuros
Para mitigar esse problema, estados como Califórnia e Washington implementaram leis para reduzir o cobre nas pastilhas de freio, visando proteger a vida marinha. Na Europa, as futuras normas Euro 7, previstas para 2026, incluirão limites para a poeira dos freios.
No entanto, essas regulamentações apenas se aplicarão a novos veículos. Isso deixa uma lacuna regulatória significativa para as emissões provenientes de freios e pneus dos carros atuais. Assim, os veículos elétricos ainda enfrentam desafios ambientais consideráveis.
Embora os veículos elétricos sejam livres de emissões de escapamento, seu peso elevado aumenta o desgaste dos pneus e dos sistemas de frenagem. Isso intensifica a liberação de partículas nocivas no ambiente, demonstrando que ainda há um longo caminho a ser percorrido para alcançar a sustentabilidade plena no setor automotivo.