Em quais países o brasileiro pode usar a CNH para dirigir?
Com o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, em vigor desde junho do ano passado, o documento passou a ser aceito em vários países.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofreu mudanças e ganhou um novo modelo em junho do ano passado. Com as alterações, o documento também passou a ser aceito nos países que assinaram a Convenção de Viena, assim como outros países que mantêm o Princípio de Reciprocidade com o Brasil.
Agora, a CNH traz uma identificação de categoria que equivale à internacional, além de uma tradução em português, inglês e espanhol, facilitando a identificação dos condutores brasileiros, seja em terras tupiniquins ou mesmo fora do país.
Veja alguns países em que os brasileiros podem usar a CNH para dirigir
Portugal
Desde setembro deste ano, brasileiros residentes em Portugal podem usar a CNH brasileira para dirigir no país. Isso é possível devido a um acordo de reciprocidade entre os países. Portanto, não é mais necessária a emissão de um novo documento, muito menos a troca da documentação. A única exigência é que o documento esteja dentro do prazo de validade.
Itália
O brasileiro já tem permissão para dirigir na Itália desde 2018, por meio de um decreto que também garante o direito ao italiano em terras brasileiras. Contudo, este acordo prevê que a CNH brasileira perde a validade após o condutor obter residência legal no país. Por outro lado, no caso dos italianos, eles podem dirigir no Brasil por até 180 dias após a entrada em território nacional.
Espanha
Já na Espanha, o acordo de reconhecimento recíproco e troca de carteiras de habilitação existe desde 2009. Em ambos países, o condutor pode dirigir por 180 dias a partir da data de sua entrada. Entretanto, a permissão tem validade apenas para as categorias de veículos a motor presentes na licença original.
Marrocos
Por lá, a CNH tem validade por até um ano. Por isso, após esse período, é preciso passar pelo exame local para obtenção da carteira de habilitação marroquina.
Estados Unidos
No caso dos Estados Índios, a Permissão Internacional de Dirigir (PID) não é obrigatória, apesar de ser recomendada. Vale lembrar que, em alguns estados, há limitação de idade para aluguel de carros. Portanto, esteja atento às regras locais do estado norte-americano que pretende visitar.
Canadá
No caso do Canadá, o condutor brasileiro pode usar a CNH por 90 dias. Após o período, é necessário solicitar a carteira de motorista canadense.
Uruguai
A CNH não é aceita como documento de identificação para fins de ingresso no Uruguai, contudo, ela tem validade para dirigir pelo país. Entretanto, é preciso estar atento: o país só aceita a versão impressa e que esteja dentro da validade e em bom estado de conservação.
Argentina
No país vizinho, o brasileiro pode usar a sua Carteira Nacional de Habilitação por 90 dias.
Colômbia
Já na Colômbia, o brasileiro tem autorização para usar a sua CNH durante o prazo de permanência autorizado no momento de entrada no país. No entanto, é fácil encontrar táxis a baixo custo.
Panamá
No Panamá, a autorização de uso da CNH é de 90 dias. Se não estiver com o documento em mãos, o condutor está sujeito a multas, interrogatórios e até mesmo prisão.
Itamaraty
Apesar do acordo com diversos países, o Itamaraty recomenda que o viajante solicite o PID. Para isso, o condutor precisa ter CNH dentro do prazo de validade e não ter processos de mudança de categoria, suspensão ou cassação do direito de dirigir.