Gasolina com mais etanol: motos têm dificuldade ao dar a partida
Motocicletas enfrentam falhas com gasolina E30 durante testes. Entenda o caso.
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) conduziu uma série de testes com a gasolina E30, que possui maior teor de etanol, em motocicletas.
Durante as avaliações, modelos diversos de motos enfrentaram dificuldades ao dar partida a frio, conforme relatado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Ciclomotores (Abraciclo).
Apesar das falhas observadas, o IMT destaca que as diferenças identificadas nos ensaios não são impeditivas para a implementação do combustível E30.
Representantes do instituto explicam que as alterações no combustível não impactam a dirigibilidade das motocicletas.
A Abraciclo, que representa o setor de duas rodas no Brasil, considera essas falhas como “pontos de atenção”. A organização continuará acompanhando os testes para garantir a segurança e o funcionamento adequado das motocicletas.
Gasolina E30 é menos poluente?
Motos apresentaram dificuldade em dar a partida quando mais frias (Foto: Shutterstock)
Com o aumento do etanol de 27% para 30% na gasolina, busca-se reduzir emissões e a dependência de importações.
O Ministério de Minas e Energia supervisiona os testes, aguardando conclusões para a possível adoção do E30 no país.
- Desempenho e consumo
Especialistas explicam a diferença entre etanol e gasolina: o primeiro possui menor poder calorífico, exigindo maior esforço do motor para a combustão, especialmente em baixas temperaturas.
Essa característica demanda mais consumo de etanol para alcançar a mesma autonomia da gasolina, que tem 70% mais poder calorífico.
No entanto, a queima do etanol resulta em menos poluentes, como monóxido de carbono e óxido de nitrogênio.
Compromisso com o meio ambiente
A Abraciclo reafirma seu apoio aos biocombustíveis, destacando a contribuição econômica e ambiental do uso do E30.
A entidade, pioneira em tecnologia flex fuel, integra o grupo de acompanhamento dos testes. A segurança e a eficiência das motocicletas continuam sendo prioridades.
Diante dos números e com os resultados dos ensaios ainda em análise, o Brasil avança na busca por combustíveis mais sustentáveis, mantendo-se na vanguarda do desenvolvimento tecnológico do setor.