Tchau, Saveiro? Nova aposta da VW ameaça modelo querido pelos brasileiros
Volkswagen Saveiro pode ser descontinuada após 45 anos com chegada do projeto Udara; produção começa em 2026 no Brasil.
A Volkswagen está preparada para lançar uma nova picape nacional, desenvolvida sobre a plataforma MQB, marcando potencialmente o fim da icônica Saveiro. Ela deverá ser produzida na fábrica de São José dos Pinhais, Paraná.
O projeto Udara, também conhecido como VW247, tem a missão de atender tanto o mercado corporativo quanto o pessoal, com um posicionamento competitivo.
A expectativa é de que a nova caminhonete encerre a longa história da Saveiro, presente no mercado desde 1982. Assim, o projeto Udara surge como sucessor em potencial, com características voltadas para a robustez e o transporte de cargas, semelhante à Fiat Strada.
Detalhes do projeto Udara
Flagrada inicialmente com a carroceria do Tiguan, a picape Udara destaca-se pela suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas. Essa configuração é similar à da concorrente Fiat Strada, visando aumentar a resistência e a capacidade de carga.
Alexander Seitz, presidente da Volkswagen na América Latina, destacou que a nova picape terá aplicabilidade tanto no uso corporativo quanto no pessoal. A produção está prevista para iniciar em 2026, seguindo um investimento de R$ 3,3 bilhões.
Características técnicas
Utilizando a plataforma MQB A0, a Udara ou VW247 promete um porte semelhante ao da Chevrolet Montana. Com cerca de 4,75 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos, a novidade terá uma carroceria adaptada para oferecer largura reduzida, preservando a robustez.
A estrutura dianteira, baseada no SUV T-Cross, será complementada por estampagens exclusivas, enquanto a traseira contará com design completamente novo. Já o motor 1.5 TSI Evo2 flex, acompanhado por transmissão automática de oito marchas, deve oferecer 150 cv e 25,5 kgfm de torque.
Impacto no mercado de picapes
Com a introdução do projeto Udara, a Volkswagen reforça sua presença no segmento de picapes no Brasil. A previsão é de que o novo modelo tenha preços entre R$ 120 mil e R$ 180 mil.
A nova caminhonete, que também contará com um sistema híbrido leve de 48 volts, será o primeiro veículo eletrificado da marca produzido no país. Este lançamento soma-se ao portfólio da fabricante, que já inclui a nova Amarok.
Com um design inovador e tecnologia avançada, o projeto Udara promete ser um marco na estratégia da Volkswagen para fortalecer sua posição no mercado nacional.