Encalhou! Grande aposta da Dodge fracassou nas vendas e está com desconto de mais de R$ 100 mil
Modelo enfrenta dificuldades de vendas, com descontos agressivos e incentivos em concessionárias para movimentar o estoque estagnado.
Em 2024, a Dodge surpreendeu ao lançar o aguardado Charger Daytona EV. Este foi o pioneiro entre os muscle cars elétricos, mas o mercado não respondeu como esperado.
A novidade gerou grande expectativa, mas a transição para o modelo elétrico revelou-se problemática. A introdução do Charger Daytona EV deveria consolidar a liderança da Dodge no setor.
Entretanto, as concessionárias agora enfrentam dificuldades para se desfazer do estoque acumulado. Descontos significativos e incentivos estão sendo oferecidos para atrair compradores.
A situação desafiante reflete não só o custo elevado, mas também a resistência dos consumidores a veículos elétricos. As versões convencionais do Charger e do Challenger, cujas produções se encerraram em 2023, ainda apresentam vendas superiores.
Estratégias de venda e incentivos
Charger Daytona EV (Foto: Divulgação/Dodge)
Para impulsionar as vendas do Charger Daytona EV, lojistas introduziram descontos atrativos. O modelo Daytona R/T, por exemplo, teve seu preço reduzido de US$ 62.685 (R$ 368.976,45) para até US$ 39.945 (R$ 235.124,26) em algumas ofertas.
A Dodge também participa desses esforços, oferecendo um incentivo de US$ 6.500 em financiamentos de 72 meses. Além disso, bônus de US$ 7.500 (R$ 44.146,50) são aplicáveis em contratos de leasing, práticas que visam aumentar a atratividade do modelo elétrico.
Dinâmica de preços e opções de motorização
O alto custo dos opcionais na versão topo de linha do Charger é um obstáculo significativo. Estes podem elevar o preço para além dos US$ 100.000 (R$ 588.620), um patamar incomum para esportivos da marca.
A linha oferece duas configurações de motorização: motores duplos com potências de até 700 cv ou a versão SRT Banshee, que chega a impressionantes 1.338 cv. Ambos são equipados com tração integral.
- Alternativas e rumores
Frente aos desafios, uma opção alternativa é o Charger Sixpack, equipado com um motor 3.0 biturbo de seis cilindros, fornecendo 558 cv. Rumores apontam que a Stellantis considera reviver o motor V8 Hemi, apesar das dificuldades técnicas associadas à sua integração no novo modelo.