Demissão e lojas fechadas! Montadora chinesa que acabou de chegar ao Brasil pode falir
Empresa chinesa enfrenta crise com disputas internas, dívida de 18,3 bilhões de yuans e queda nas vendas. Operação no Brasil também está incerta.
A Neta Auto, conhecida por sua inovação no setor de veículos elétricos, está vivendo um momento crítico. Recentemente, imagens revelaram a remoção do logotipo da empresa da sede em Xangai, sinalizando mudanças significativas. A remoção, realizada sob a alegação de término de contrato de aluguel, levanta questões sobre o futuro destino da empresa.
Essa movimentação ocorre em meio a uma crise profunda, marcada por problemas financeiros severos e debates internos. A Neta Auto enfrenta pressões para substituir Fang Yunzhou, seu fundador desde 2014, devido às divergências entre os acionistas estatais da Hozon. O fundador ocupa, atualmente, posições-chave como CEO e presidente do conselho.
Os desafios financeiros são alarmantes, com perdas acumuladas superando 18,3 bilhões de yuans, equivalentes a cerca de US$ 2,5 bilhões. O índice de endividamento, que chegou a 217%, levanta debates sobre uma possível reestruturação judicial da empresa. Esse cenário reflete questões estruturais na companhia, que combina capital estatal com liderança privada.
Retirada do logotipo da empresa em sua sede, em Xangai, sinaliza mudanças na empresa (Foto: Reprodução/CarNewsChina)
Demissão em massa e fechamento de lojas
As operações da Neta também foram gravemente afetadas. A suspensão de entregas pela gigante de baterias CATL e outros fornecedores interrompeu a produção na China.
Essa paralisação impacta diretamente os planos internacionais, apesar de um crédito de quase US$ 300 milhões aprovado na Tailândia.
As vendas também sofreram um declínio significativo. Após 152 mil veículos vendidos em 2022, os números caíram para 127,5 mil em 2023 e despencaram para 64.549 unidades em 2024. Além disso, a empresa enfrentou demissões em massa e fechamento de lojas.
Desde que reassumiu como CEO em 2024, Fang prometeu expandir globalmente e melhorar as margens. Contudo, nenhum plano avançou, gerando desconfiança entre fornecedores e acionistas. A conversão de dívidas em ações, por exemplo, está estagnada, intensificando a crise interna.
Será o fim da Neta Auto?
No Brasil, a Neta lançou a pré-venda dos modelos Aya e X em 2024 e inaugurou uma concessionária em janeiro. Apesar de prometer a expansão da rede e o lançamento de novos modelos, como o Neta GT e o SUV Neta L, esses planos permanecem incertos devido à instabilidade na China.
Foto: Divulgação/Neta Auto
O futuro da Neta Auto está em jogo com a decisão do conselho de administração sobre a permanência de Fang e a possível falência.
Nos próximos dias, a direção que a empresa tomará será revelada, definindo seu destino no mercado de veículos elétricos.