Modelo mais vendido da BYD no mundo segue fora dos planos para o Brasil

Apesar do sucesso global, o BYD Qin não foi incluído no portfólio brasileiro da marca, mesmo após testes.

A BYD, gigante automotiva chinesa, tem expandido sua presença em vários mercados, incluindo o Brasil. No entanto, o modelo mais vendido da marca, o BYD Qin, não fará parte da oferta no território brasileiro.

Essa decisão surpreendeu muitos, pois o modelo foi extensamente testado no país e alcançou meio milhão de unidades comercializadas em 2024.

O BYD Qin é conhecido por suas versões elétrica e híbrida plug-in, sendo o sedã mais vendido na China. A plataforma utilizada é a mesma do Song Plus, que também demonstra forte desempenho em vendas.

No entanto, a decisão estratégica da montadora foi apostar em um modelo maior, o Qin L, para competir globalmente.

Cenário de vendas brasileiro e internacional

Foto: Divulgação/BYD

Enquanto o Qin lidera as vendas globais da BYD, o mercado brasileiro é dominado por outros modelos da marca, como o pequeno hatch Dolphin Mini e o SUV híbrido plug-in Song Pro. Em 2024, esses modelos ocuparam o terceiro e quinto lugares no ranking mundial de vendas da BYD, respectivamente.

Outro que vai bem no ranking mundial e não teve tanto apelo no Brasil é o Yuan Plus, um SUV de entrada que por aqui não vende tão bem.

Inovações e expectativas

O Seal 06, uma versão hatch, surpreendeu ao superar as vendas do sedã no Brasil. A expectativa é que a nova versão do Dolphin, com reestilização e opção híbrida, possa revigorar o interesse no modelo, que atualmente está em queda, ocupando a nona posição no ranking.

Posição Modelo Unidades vendidas (2024)
1 Qin 501.800
2 Song Plus 481.800
3 Dolphin Mini 474.200
4 Yuan Plus 336.400
5 Song Pro 256.400
6 King 240.000
7 Han 224.100
8 Qin L 229.600
9 Dolphin 214.500
10 Seal 06 205.400

O futuro da BYD no Brasil parece estar focado em modelos que já apresentam boa recepção no mercado. A ausência do Qin pode indicar uma estratégia mais conservadora, privilegiando adaptações locais e necessidades específicas do consumidor brasileiro.

você pode gostar também