Frente Segura: motociclista tem prioridade no semáforo? Descubra o que diz a lei
Marca no chão no sinal não está ali por acaso; entenda a regra.
Com o aumento da circulação de veículos de duas rodas nos centros urbanos, é comum que motoristas se deparem com uma área demarcada no asfalto, logo à frente da faixa de pedestres, reservada exclusivamente para motociclistas e ciclistas nos semáforos.
Conhecida como Frente Segura, essa sinalização ainda gera dúvidas: é obrigatório deixar esse espaço livre? Há multa para quem invade essa área?
Segundo esclarecimento da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), não há obrigatoriedade legal e nem penalidade prevista para motoristas que ocupem a Frente Segura, já que a medida é educativa e de uso preferencial.
Ainda assim, respeitá-la é altamente recomendado, tanto por uma questão de segurança no trânsito quanto para a boa convivência entre os modais.
“A Frente Segura consiste em uma área de espera destinada a motociclistas e ciclistas, posicionada antes do cruzamento, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais seguro durante a parada nos semáforos”, explica a CET, em nota ao portal UOL.
“Embora não haja multa, a recomendação é que os motoristas não invadam essa área preferencial”, completa.
Frente Segura é importante para segurança no trânsito
Foto: Luiz Costa/SMCS de Curitiba
A iniciativa, que já foi implantada em diversas capitais e municípios brasileiros, surge como uma tentativa de reduzir acidentes em cruzamentos, locais onde as colisões envolvendo motos são mais frequentes.
De acordo com estudos da CET-SP, a presença da Frente Segura pode reduzir em até 20% o número de ocorrências nesse tipo de situação.
O espaço reservado também ajuda a organizar o fluxo urbano, permitindo que motociclistas avancem de forma mais ordenada assim que o sinal abre.
Esse tipo de segregação momentânea minimiza conflitos e melhora a visibilidade tanto dos condutores de automóveis quanto dos usuários de motos e bicicletas.
Frente Segura em outras cidades do Brasil
Embora o projeto tenha ganhado destaque em São Paulo, outras cidades também vêm adotando medidas semelhantes.
Municípios como Ananindeua (PA), Paulista (PE), Limeira e Jundiaí (SP) implementaram ou estão testando áreas específicas para motociclistas nos semáforos, com o mesmo objetivo: promover a segurança e reduzir conflitos no trânsito urbano.
Motociclistas apoiam a iniciativa
Quem vive diariamente sobre duas rodas reconhece o valor dessa medida. Eudes Batista, motoboy há mais de 12 anos, afirma que a Frente Segura representa um avanço.
“Tem muito motorista que não respeita a gente. Um espaço seguro para parar já ajuda muito a evitar acidentes”, declara.
Especialistas reforçam os benefícios da medida
Para o especialista em mobilidade urbana Rafael Calabria, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a Frente Segura é uma solução simples, mas eficaz.
“Ela proporciona conforto, segurança e organização ao trânsito. Mesmo sendo educativa, não há motivo para que motoristas desrespeitem a sinalização, pois todos se beneficiam dessa organização”, afirma.
Ainda que não haja penalização legal para os condutores de carros que ocupem a área de espera dos motociclistas no semáforo, o bom senso e o respeito às regras de convivência no trânsito devem prevalecer.
Ao manter esse espaço livre, os motoristas contribuem diretamente para um ambiente mais seguro e civilizado para todos, principalmente para quem está mais vulnerável no trânsito.
*Com informações de UOL.