Citroën Aircross oferece espaço de SUV e custa menos de R$ 40 mil
Versão Exclusive com duplo airbag e freios ABS de série ainda é uma boa opção para quem busca um usado.
O Citroën Aircross chegou ao mercado em 2011 fazendo barulho e seduzindo os motoristas com um visual aventureiro com estepe na traseira. A versão Exclusive, topo de linha com airbag duplo, freios ABS com EBD e piloto automático de série, é a mais valorizada de 2011 a 2015.
Nessa configuração, o carro vem de fábrica com ar digital, som de seis alto-falantes, três encostos de cabeça no banco traseiro, volante e bancos revestidos de couro.
O Aircross é equipado com motor 1.6 16V de 113/110 cv e câmbio manual de cinco marchas com relação final encurtada para melhorar a agilidade. Em 2011 a Citroën começou a oferecer câmbio automático, mas a transmissão AT8 costuma ser problemática em carros com alta quilometragem.
A versão básica deixou de ser vendida em 2012, quando a GLX ganhou airbags e ABS e EBD. A motorização foi trocada para 1.6 VTI 120 Flex (122/115 cv) com sistema FlexStart, além de um comando de válvulas que promoveu um bom equilíbrio entre desempenho e consumo.
Novidades nos últimos anos
O veículo passou por uma reestilização em 2016, recebendo luzes diurnas de LED e perdendo o estepe externo nas versões de entrada, Start e Live. As duas opções oferecem motor 1.5 8V (93/89 cv) e direção elétrica.
Sem dúvida, a versão Shine é o maior sucesso da linha daquele ano por incluir câmbio automático, ar digital, volante e bancos de couro, câmera de ré, piloto automático, sensores de faróis e chuva e banco traseiro com três apoios de cabeça. Nos dois anos seguintes, o câmbio automático de seis marchas foi a maior novidade do Aircross.
O modelo veterano da Citroën continuou disponível sem grandes mudanças até 2020, mas perdeu espaço para então o recém-lançado C4 Cactus. Agora, em 2023, ele volta das cinzas como um SUV maior que o C4 Cactus, opção de sete lugares e motor 1.0 Turbo de 130 cv.
Velho Aircross ainda vale a pena
Para quem busca um carro espaçoso, ideal para ambientes urbanos e com mecânica simples, o velho Aircross ainda faz sucesso e tem boa aceitação no mercado. No entanto, é preciso ter cuidado com a fragilidade da caixa AT8 utilizada até 2017 e também com os recalls.
Modelos fabricados de fevereiro de 2012 a dezembro de 2013 precisaram passar por atualizações envolvendo flexíveis de freio, braços das suspensões dianteira e traseira e buchas dos braços das suspensões.
Tabela de preços do Citroën Aircross
Modelo | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 |
GLX 1.6 16V Manual | R$ 34.515 | R$ 37.880 | R$ 39.857 | R$ 45.440 | – | – | – | – | – |
GLX 1.6 16V Automático | R$ 35.853 | R$ 40.342 | R$ 40.215 | – | – | – | – | – | – |
START 1.5 8V Manual | – | – | – | – | R$ 44.415 | R$ 46.697 | – | – | – |
START 1.6 16V Manual | – | – | – | – | – | – | R$ 58.651 | – | R$ 61.479 |
LIVE 1.6 16V Automático | – | – | – | – | R$ 52.592 | R$ 55.670 | R$ 72.151 | R$ 72.151 | R$ 79.741 |
FEEL 1.6 16V Manual | – | – | – | – | R$ 50.210 | R$ 51.231 | – | – | – |
FEEL 1.6 16V Automático | – | – | – | – | R$ 53.120 | R$ 54.124 | 58.903 | – | – |
EXCLUSIVE 1.6 16V Manual | R$ 36.476 | R$ 40.369 | R$ 41.145 | R$ 44.408 | – | – | – | – | – |
EXCLUSIVE 1.6 16V Automático | R$ 37.455 | R$ 41.635 | R$ 43.145 | R$ 45.939 | – | – | – | – | – |
SHINE 1.6 16V Automático | – | – | – | – | R$ 54.864 | R$ 58.078 | R$ 68.261 | R$ 68.261 | – |