Erros comuns ao usar câmbio automático

Evite esses erros e mantenha seu carro sempre funcionando bem

O aumento significativo na preferência por carros com câmbio automático, que atualmente representa mais de 60% das vendas no Brasil, reflete uma tendência crescente no mercado automotivo. Essa preferência também é notada no segmento de seminovos, com exceção dos modelos de entrada.

Embora a transmissão automática seja elogiada por sua praticidade, é comum que alguns motoristas, especialmente os recém-chegados a esse universo, acreditem erroneamente que esses câmbios são praticamente indestrutíveis.

No entanto, assim como qualquer componente de um veículo, a transmissão automática requer cuidados específicos para garantir seu bom funcionamento ao longo do tempo.

Engatar o P com o automóvel em movimento

Engatar a posição de estacionamento (P) enquanto o carro ainda está em movimento pode danificar a trava de segurança da transmissão, causando sérios danos.

Acionar o freio de estacionamento antes de colocar o câmbio em P

Muitos mecânicos recomendam acionar primeiro o freio de estacionamento, colocar o câmbio em neutro (N) e, em seguida, selecionar a posição de estacionamento (P) para evitar sobrecarregar a engrenagem de transmissão com o peso do veículo.

Uso excessivo da posição N (neutro)

Colocar o câmbio em neutro (N) com frequência, mesmo em paradas curtas, pode provocar um desgaste acelerado e danificar o sistema, contrariando a proposta de conforto da transmissão automática.

Engatar o câmbio na posição N enquanto o veículo está em movimento

Engatar o neutro (N) enquanto o veículo está em movimento, conhecido como “banguela”, é desaconselhado, pois pode interromper a lubrificação da transmissão, levando a problemas no sistema.

Engatar a ré com o veículo em movimento

Engatar a marcha à ré enquanto o veículo está em movimento pode causar trancos na transmissão, resultando em danos ao sistema.

Troca de óleo e filtro

Embora haja divergências sobre a necessidade de trocar o óleo da transmissão, é fundamental seguir as recomendações do fabricante, especialmente para evitar problemas como trancos nas trocas de marcha.

Descansar a mão no câmbio

Descansar a mão no câmbio enquanto o veículo está em movimento pode contribuir para o desgaste prematuro de componentes da caixa de câmbio, comprometendo as trocas de marcha.

É importante que os motoristas estejam cientes dessas práticas e adotem comportamentos que preservem a integridade da transmissão automática, garantindo assim um desempenho confiável e duradouro do veículo.

você pode gostar também