Fabricante de carros elétricos chinesa aposta no Brasil e deve expandir sua presença

Com operação no Brasil desde julho, a montadora Seres inaugura sua segunda concessionária em São Paulo.

A Seres inaugurou sua segunda concessionária em São Paulo desde a chegada ao Brasil, em julho de 2023. A montadora chinesa de carros elétricos tem demonstrado bastante interesse em explorar o crescente mercado nacional de modelos eletrificados.

Segundo José Augusto Brandimarti, COO da Seres no Brasil, a marca está pronta para bater de frente com outras grandes fabricantes do segmento de elétricos, como BYD e GWM. A empresa é atualmente considerada parte do segmento de luxo, uma vez que produz seis modelos de EVs com preços de R$ 190 mil até R$ 450 mil.

Na China, a Seres tem mais de 100 mil clientes na fila de espera por seus carros. Por aqui, a empresa mesclou as vendas online com as concessionárias, mas já pensa em expandir suas lojas para outras regiões do país. O grande desafio da companhia pode ser o aumento do imposto de importação para eletrificados.

O governo federal decidiu acabar com a isenção do imposto de importação para carros elétricos e a redução da alíquota para híbridos, em vigor desde 2015. A alíquota (percentual de cobrança) terá aumento gradual ao longo dos próximos três anos até atingir 35% em julho de 2026.

Tecnologia para competir

Para lidar com os desafios do mercado brasileiro e garantir uma oferta atrativa para o consumidor, a Seres planeja negociar preços melhores e reduzir suas margens. Brandimarti garante que a empresa tem tecnologia e porte suficientes para entrar na briga.

A estratégia de abertura das concessionárias foi montada a partir de um estudo para quantificar a demanda por veículos elétricos no Brasil, que mostrou que 32% dos compradores estão em São Paulo. Brasília, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem receber as próximas lojas.

A matriz da Seres foi instalada em Alphaville, Barueri, enquanto o local escolhido para seu primeiro showroom foi a Avenida Europa, na capital paulista. A marca reconheceu a preferência dos brasileiros pelas compras presenciais e evitou restringir as vendas ao online.

Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicam um cenário positivo para o mercado de elétricos e híbridos em 2024. A expectativa é de crescimento de 61% no número de emplacamentos frente a 2023.

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