5 detalhes interessantes sobre a evolução mecânica dos veículos

Avanços na tecnologia e nas políticas globais relacionadas ao meio ambiente impactam os motoristas.

O avanço da tecnologia possibilitou a criação de sistemas mecânicos cada vez mais modernos para os veículos, incluindo novos motores, suspensões, transmissões e freios. Esse desenvolvimento é bem-vindo e tem como foco a melhoria do desempenho e da segurança dos automóveis.

A evolução também está ligada às preocupações com o meio ambiente, sobretudo com a emissão de gases poluentes na atmosfera do planeta. Com a aprovação de novas regulamentações, as montadoras precisam se atualizar para continuar competitivas no mercado.

Para o motorista, acompanhar as novidades é um pouco mais complicado e demanda certo empenho, mas é importante estar em dia com as informações sobre o tema. Por isso, separamos alguns detalhes e pontos de atenção a respeito da evolução mecânica dos veículos.

Câmbios automáticos e eficiência energética

Câmbios do tipo CVT e transmissões automáticas com seis a nove marchas fazem o motor operar em rotações mais eficientes, o que otimiza o consumo de combustível. Nesse sentido, eles ampliam a eficiência energética em relação às caixas manuais ou com menos marchas.

Velas e bobinas no avanço no sistema de ignição

Bobinas de alta energia e velas produzidas com metais nobres, como platina e irídio, promovem uma melhor ignição da mistura ar-combustível, o que melhora o desempenho do motor e diminui o consumo de combustível.

Materiais compósitos e o peso do veículo

A utilização de materiais compósitos com plástico auxiliar na redução do peso dos veículos, o que também contribui com sua eficiência energética, já que a energia necessária para acelerar fica menor.

Regulamentação sobre emissões de gases

O Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) foi criado para, entre outros objetivos, reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores. Todos os carros vendidos no Brasil devem atender às normas da regulamentação, que passa por atualizações de tempos em tempos.

Na missão de cumprir as regras, as fabricantes investem em tecnologias como filtros de partículas e motores mais eficientes, catalisadores e até na eletrificação da frota.

Menos cilindrada e mais motores turbo

Outro programa em vigor no país, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PEB), classifica os veículos com base no seu consumo de combustível, tendo como foco a produção de modelos mais eficientes, com motor turbo e de menor cilindrada.

O projeto também influencia a demanda por inovações verdes, já que informa aos consumidores a eficiência energética de diversos modelos e versões de veículos.

você pode gostar também