5 fatos sobre a Omoda, nova montadora rival da BYD no Brasil
Montadora de veículos chinesa tem grandes planos de estreia no mercado nacional. Chegada está prevista para 2024.
A montadora chinesa de veículos elétricos BYD pode se preparar porque a Omoda, outra fabricante da China, revelou um pouco do seu ousado plano de lançamento no Brasil. A estreia da fabricante no mercado nacional promete ser “barulhenta” e começar com o Omoda 5.
O aumento das opções deve ampliar a concorrência e elevar o número de modelos disponíveis para os clientes de veículos eletrificados. A nova rival tem potencial para ameaçar a soberania da BYD, hoje no topo da lista de elétricos mais vendidos graça a modelos como o Dolphin.
Fatos sobre a Omoda
Se você quer saber um pouco mais sobre a Omoda, confira alguns fatos importantes sobre a montadora:
- A empresa é chamada de Omoda|Jaecoo e faz parte da Chery Internacional.
- Apesar da relação, a marca tem operação separada e não deve chegar ao Brasil atrelada à Caoa Chery.
- O grupo tem planos de reativar a fábrica da Caoa em Jacareí (SP) para viabilizar a produção da marca estreante.
- A intenção da Omoda é chegar ao fim de 2024 com presença em mais de 30 países.
- O primeiro carro da fabricante a chegar ao Brasil pode ser o Omoda 5.
Omoda 5
Os modelos da marca que chegarão ao Brasil ainda não foram anunciados, mas um deles deve ser o Omoda C5, também chamado de Omoda 5. O SUV-cupê híbrido-leve tem motor 1.5 turbo e sistema elétrico de 48V, além de câmbio automático tipo CVT e a mesma motorização do Tiggo 5X.
Já sua versão 100% elétrica é equipada com motor dianteiro de 224 cv e bateria de 61 kWh, mas só deve estrear por aqui no segundo semestre de 2024. O carro tem autonomia de até 450 km no modo WLTP.
Quanto ao preço, especula-se que ele deve ficar em torno de R$ 200 mil a R$ 230 mil, possivelmente na faixa de R$ 210 mil, cerca de R$ 20 mil abaixo de seu rival BYD Song Plus.