Inclusive o Corolla: Toyota faz recall GIGANTE em seis modelos
Montadora anuncia mega recall que afeta cerca de 1 milhão de veículos; Veja se o seu carro está na lista.
Anúncios de recall não são tão incomuns assim. De tempos em tempos alguma montadora confirma o reparo necessário em algum modelo de sua frota. Contudo, desta vez, o problema parece ter proporções maiores. A Toyota anunciou um recall que atinge seis modelos de sua linha de produção, totalizando um milhão de veículos.
O chamado para reparação de erro de fábrica atinge os modelos Camry, Corolla, Highlander, RAV4, Avalon e Sienna híbrido, além de outras linhas do grupo como, por exemplo, Lexus ES e RX.
Contudo, é importante ressaltar que, até o momento, a convocação está estrita aos Estados Unidos.
Recall
O recall em cerca de 1 milhão de carros é necessário devido a um defeito no sistema de airbag. Nos veículos afetados, ele não pode ser acionado corretamente. Devido a uma falha no sensor do item de segurança, passageiros traseiros e dianteiros passam a estar expostos, uma vez que o airbag pode não funcionar corretamente em caso de acidente.
Na prática, o problema que levou a Toyota a convocar o recall está no sensor, produzido incorretamente no banco do passageiro dianteiro. Esse erro pode fazer com que o item entre em curto-circuito, causando falha do airbag em alguns tipos de colisão.
Assim, os modelos com fabricação entre 2020 e 2022 fazem parte do recall para o país americano. Tal falha teria sido gerada por problemas no Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS) da Toyota.
Modelos
Em seu chamado oficial, a Toyota não forneceu o número de série de cada veículo, contudo, os modelos que precisam de reparos são:
- Avalon e Avalon Hybrid;
- Corolla;
- Highlander e Highlander Hybrid;
- RAV4 e RAV4 Hybrid;
- Siena Híbrido;
- Camry e Camry Hybrid.
Lexus
Já quando se trata do Lexus, os modelos são:
- ES250;
- ES350;
- RX350;
- RX350H;
- ES300H.
Assim, os proprietários dos veículos destes modelos precisam consultar o site da Toyota, assim como do Lexus, com o chamado de recall para verificar, pela identificação do veículo (chassi) se está entre os possíveis modelos com problemas.
Reparos
De toda forma, a Toyota anunciou que notificará os proprietários dos veículos até o mês de fevereiro do próximo ano. Em tempo, a montadora substituirá os sensores com problema de forma gratuita. Para haver a realização do procedimento, a montadora fará uma avaliação de possíveis falhas em cada automóvel, antes de agendar previamente o reparo.