Ferrari recompensa denúncias de versões piratas de seus carros
Montadora convoca público a denunciar o uso irregular de sua marca para tirar de circulação réplicas de carros e produtos não autorizados.
Ter uma Ferrari na garagem é o sonho de muita gente. Contudo, com os altos preços praticados pela marca, que atua em um mercado selecionado, não é tão incomum encontrar por aí réplicas dos modelos da marca italiana.
O mesmo ocorre com outros produtos, desde artigos esportivos a equipamentos para automóveis – que são vendidos de forma ilegal. Ambos os casos infringem as marcas registradas da fabricante.
Como forma de barrar essas práticas, a Ferrari está convocando o seu público a denunciar se encontrar algum produto similar aos da marca, ou seja, que não tenha a marca registrada da fabricante italiana, as famosas versões “piratas”.
O objetivo principal da ação é justamente tirar de circulação produtos sem autorização da marca em geral, assim como réplicas de modelos da Ferrari.
Cenário
Para que o número de denúncias seja maior, a Ferrari prometeu recompensas às pessoas que denunciarem o uso desautorizado de sua marca em qualquer tipo de produto à venda no mercado. O foco, portanto, é evitar que terceiros lucrem com réplicas e produtos não licenciados pela gigante italiana.
Vale destacar, inclusive, que o foco principal da Ferrari está em locais físicos, uma vez que facilita o procedimento de denúncia, a partir da disponibilização dos endereços em qualquer parte do mundo.
Recompensa
Aqueles que ajudarem a marca a caçar os produtos piratas e as réplicas vão receber recompensas da marca. Pelo menos é isso o que promete a Ferrari. Contudo, o posicionamento da montadora é vago em relação ao tipo de recompensa. A comunicação da Ferrari se limita a dizer que o denunciante receberá um “item de presente (…) não especificado, enquanto durarem os estoques”.
Além disso, a marca também é clara ao explicar que, caso não haja informações suficientes ou se já houver um relatório prévio com as informações do local indicado na denúncia, também não há obrigação de envio de recompensa.
Casos de réplicas sem autorização de carros da Ferrari já ocorrem no Brasil. Na ocasião, houve a apreensão dos modelos, assim como a condenação dos fabricantes.