O terror da BYD: nova marca chinesa chega ao Brasil em 2024
Mais uma empresa do país asiático desembarca no Brasil para concorrer com montadoras como BYD e GWM.
A chegada de uma nova montadora chinesa ao Brasil pode agitar o mercado de elétricos, hoje dominado por BYD e GWM. A Neta, nova marca do grupo Hozon Auto, pretende desembarcar por aqui no início do segundo semestre para concorrer com os grandes nomes do segmento.
A fabricante concluiu a montagem de seu escritório em São Paulo e colocou Henrique Sampaio, ex-executivo da Caoa Chery, na mesa diretora. O novo cargo na diretoria de marketing e produto da Neta HK Auto foi confirmado por ele mesmo no LinkedIn.
A equipe local da marca está em fase de formatação da rede autorizada, mas o primeiro foco será a assistência direta aos compradores. Antes do lançamento, nos próximos 60 a 90 dias, os concessionários selecionados precisam conhecer os produtos da empresa.
A Neta chega ao Brasil com um investimento que não indica a construção imediata de uma fábrica, mas a criação de um complexo fabril no país fica em aberto. O primeiro passo para o sucesso antes do início da produção é conhecer as preferências do público local.
Neta HK Auto
O grupo foi fundado em 2014 pelo ex-chefe de engenharia da Chery, Fang Yunzhou, em parceria com o empresário de tecnologia Zhang Yong. Duas de suas três fábricas estão localizadas na China e a terceira fica na Tailândia. Por aqui, o foco serão os veículos 100% elétricos.
Antes mesmo de pensar em fabricar no Brasil, a empresa terá à sua disposição um grande depósito de peças junto aos revendedores para suprir todas as demandas do setor de reposição.
No fechamento de 2023, a montadora chinesa vendeu 127.496 unidades entre híbridos e elétricos, alcançando a quinta posição no segmento.
Primeiros passos
A fabricante deve chegar por aqui com quatro modelos diferentes, incluindo um elétrico GT de 4,7 metros e mais de 460 cv de potência. O cupê é produzido com duas opções de baterias que vão de 550 km a 660 km de autonomia no ciclo chinês. Outro destaque é sua gigante central de 17,6 polegadas, além do painel de instrumentos tem 10,25 polegadas.
A marca também possui em sua linha modelos como o moderno sedã médio elétrico Neta S, que tem autonomia superior a 310 km no ciclo chinês. Já o Neta U é um carro com autonomia de 501 km no ciclo chinês pensado para o ciclo urbano.
Outro modelo importante do portfólio é o SUV compacto Neta V, que tem um design frontal mais simples, mas acelera de 0 a 50 km/h em 3,9 segundos. A empresa ainda prepara um lançamento, o modelo L, SUV que será revelado no Salão de Pequim.