Sem ladainha! Fuja de 5 armadilhas comuns na compra de carros usados
Todo cuidado é pouco na hora de escolher um carro usado; Fique atento a estes detalhes e não caia em furadas.
Com o aumento do preço dos carros zero quilômetro há um natural movimento de migração para o mercado de usados na hora de trocar o veículo. Contudo, é preciso ficar atento para não cair em ciladas que renderão dores de cabeça um pouco mais tarde.
Para ajudá-lo na missão de escolher o melhor modelo dentro da realidade de preço prevista, fique atento a essas dicas e repense a compra, caso se depare com algum desses itens.
Arrefecimento somente com água
Carros com quilometragens mais altas costumam ter como ponto crítico o sistema de arrefecimento. Isso porque, muitas vezes, diante de um vazamento, o motorista opta por completar o reservatório só com água, em vez de resolver o problema.
A questão é que, com o passar do tempo, o líquido original (mistura de água desmineralizada com aditivo) vira apenas água. O componente é responsável por corroer as galerias por onde passa, enferrujando componentes como, por exemplo, bomba d’água e válvula termostática.
Portanto, ao se deparar com um reservatório abastecido apenas com água ou com uma coloração do aditivo muito clara, evite a compra.
Pneus remoldados
Os pneus remoldados são aqueles que recebem uma nova camada de borracha quando estão no final da vida útil. Eles se desgastam rapidamente, de forma irregular, surgindo, inclusive, bolhas com uma certa facilidade. Uma pessoa que opta pelo uso de pneus remoldados talvez tenha negligenciado outros processos de manutenção do automóvel. Lá na frente, pode ser um carro que demande muitos gastos na oficina mecânica.
Sem comprovantes de manutenção
Dentro do manual do proprietário há um livreto de cronograma de manutenção. Por lá, há espaço para anotar e carimbar todas as revisões, sejam elas em concessionárias ou oficinas particulares. Se, ao ter a intenção de comprar um carro, o vendedor não apresentar a documentação das últimas revisões do veículo, fuja.
Vale lembrar que, em modelos mais modernos, as anotações são feitas de forma virtual, em aplicativos do fabricante. A ação inibe adulterações e força o proprietário a realizar as revisões previstas.
Luz de anomalia
Ao observar o carro que deseja comprar, olhe com atenção o painel de instrumento. Algumas luzes indicativas se acendem no momento da partida, mas logo se apagam. Verifique se luzes importantes como pressão do óleo, airbags, freios ABS, injeção eletrônica e controle de estabilidade acendem. Isso porque, elas podem estar desconectadas de forma proposital para não acusarem falhas nestes sistemas.
Ar-condicionado que não gela
Ar-condicionado que não chega à temperatura ideal é uma questão chata de se resolver. Por ser um item usado com frequência, quando apresenta falhas é, geralmente, por falta de uso. Apesar de muitos usados terem falhas no sistema de ar-condicionado, vendedores garantem ser apenas falta de uma carga de gás. Duvide sempre.