Uber atualiza regra e exclui 29 carros das categorias Comfort e Black
Dezenas de modelos das montadoras, Ford, Chevrolet, Citroën, Volkswagen, JAC, Caoa Chery, Land Rover,Honda e Lifan são vetados.
Atenção, motorista de transporte por aplicativo! A Uber atualizou as regras sobre os carros que podem atuar nas categorias Comfort e Black e excluiu uma série de modelos da lista. Com a nova atualização, 29 veículos ficam impedidos de rodar nas modalidades mais caras do aplicativo.
A empresa afirmou que o objetivo é melhorar a qualidade do serviço, mas não informou quais critérios adota para definir os modelos permitidos. Os carros vetados pela plataforma podem continuar rodando na modalidade Uber X, a mais barata.
Categorias premium
Os carros da categoria Comfort são maiores e mais espaçosos, sendo possível para o passageiro personalizar a corrida. O cliente pode escolher, por exemplo, a estação de rádio que quer ouvir, a temperatura do ar-condicionado e se gostaria ou não de viajar em silêncio.
Nessa modalidade, são aceitos apenas automóveis com ar-condicionado, quatro portas e cinco lugares a bordo. Além disso, o motorista que deseja fazer corridas “premium” precisa ter uma nota de avaliação mais alta.
Já a categoria Uber Black é a mais cara do aplicativo e tem todas as exigências do Comfort, além de exigir certas cores para o carro e permitir apenas motoristas com mais de 100 corridas e avaliações altas. São aceitos somente veículos preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco.
Modelos vetados
- Caoa Chery Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 Pro
- Chevrolet Blazer e Joy Plus
- Citroën C4 Pallas e C5
- Honda Fit
- JAC J5, J6 e iEV20
- Fiat Bravo, Grand Sina, Siena, Idea e Linea
- Ford Edge, Fiesta Sedan, Focus, Ka Sedan e Territory
- Land Rover Freelander
- Lifan 530
- Volkswagen Voyage
O Chevrolet Joy Plus continua autorizado a rodar na modalidade mais avançada apenas no Rio de Janeiro, onde a empresa abriu uma exceção. Com a mudança, a Uber espera “melhorar a experiência dos parceiros e passageiros com as categorias premium”.