Quanto o ar-condicionado gasta de combustível em uma viagem de 20 km?

Proibição pela cobrança extra pelo uso do ar-condicionado em veículos de transporte por aplicativo gera polêmica no Rio.

A cobrança de taxa adicional para acionamento do ar-condicionado em veículos de transporte por aplicativo está proibida no Rio de Janeiro desde a última semana. A Secretaria de Defesa do Consumidor determinou que os motoristas devem rodar com o aparelho ligado sem cobrar nenhum valor extra.

A determinação gerou muita polêmica entre os profissionais, sobretudo porque a climatização gera um gasto de combustível que não está previsto nas tarifas das categorias mais simples. Eles alegam que o custo com o ar reduz bastante o ganho com a viagem.

Afinal, quanto o ar-condicionado consume de combustível em uma corrida de 20 quilômetros? E em um trajeto de 50 km, qual o custo de manter o equipamento ligado?

Consumo de combustível do ar-condicionado

O gasto de combustível extra com o ar-condicionado fica em torno de 10%, podendo variar com fatores como o tipo de veículo, o tamanho do motor, a velocidade média e a temperatura externa do ambiente. Esse consumo adicional é resultado do esforço do motor para acionar o compressor do sistema.

Para calcular a despesa, utilizamos como exemplo o Fiat Argo, modelo que consome cerca de 14,1 km por litro de gasolina, segundo dados do Inmetro.

Uma viagem de 20 km com o equipamento desligado demanda cerca de 1,42 litros de combustível. Adicionando 10% a esse consumo, temos um resultado de 1,56 litros por corrida com ar-condicionado ligado.

Já em uma viagem de 50 km no Argo com o ar-condicionado desligado, o consumo é de aproximadamente 3,55 litros de gasolina. Ao acrescentar os 10%, o gasto sobe para 3,9 litros.

Relembrando que os valores podem mudar dependendo dos fatores citados, como o tamanho do veículo e do motor. Aparelhos de ar-condicionado com defeitos ou sem manutenção também podem aumentar o consumo.

Dicas para reduzir o consumo

Algumas dicas para reduzir o gasto de combustível mesmo com o equipamento de climatização ligado:

  • Fechar os vidros do veículo para evitar a entrada de ar quente;
  • Colocar o aparelho em temperatura mínima e na ventilação máxima, em seguida configurar para um nível intermediário após atingir as condições ideais;
  • Desligar o ar-condicionado quando o carro estiver parado por muito tempo;
    Fazer a manutenção no prazo previsto no manual.
você pode gostar também