‘Shark’: BYD confirma planos de trazer caminhonete híbrida flex ao Brasil
Registro do nome Shark no Instituto Nacional de Propriedade Industrial levanta especulações sobre nova picape.
Os consumidores podem estar perto de ter mais uma opção de veículo elétrico na linha da BYD no Brasil. A montadora chinesa anunciou seus planos de trazer ao país uma caminhonete híbrida plug-in de porte médio ainda em 2024, e agora o nome da novidade parece ter sido revelado.
Segundo informações do Autoesporte, a fabricante registrou recentemente o nome Shark junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Como não há nenhum outro produto da marca que leva esse título no Brasil ou no exterior, acredita-se que o novo utilitário poderá ser nomeado assim.
A picape ainda não teve o nome revelado porque nem sequer estreou no mercado chinês. Porém, os indícios apontam que o novo modelo será adicionado à linha Ocean, composta por produtos que remetem a criaturas marinhas. Shark significa “tubarão” em português, ou, seja, da mesma família do Dolphin (golfinho) e do Seal (foca).
Produção nacional
A primeira picape híbrida flex do nosso mercado poderá ser produzida na fábrica de Camaçari (BA), comprada pela empresa no ano passado. O complexo pertencia à Ford.
No entanto, a fabricação local da caminhonete não deve ocorrer em 2025, quando está previsto o início dos trabalhos na nova planta. Enquanto isso, a BYD terá que continuar exportando seus veículos, assim como já faz.
BYD Shark
Supostamente nomeada de Shark, a picape da BYD será um híbrido plug-in (PHEV) com recarga externa. A combinação de um motor 1.5 turbo de quatro cilindros e ciclo Miller com dois propulsores elétricos (um dianteiro e um traseiro) promete gerar uma potência conjunta de quase 500 cv.
Ainda não há detalhes sobre tamanho, capacidade de carga, volume da caçamba e itens de série. No entanto, flagras recentes da imprensa coreana revelaram que o novo modelo da BYD terá um estilo semelhante ao da Ford F-150 Lightning, com porte similar à Toyota Hilux.