Sem gasolina? Yamaha lança modelo a hidrogênio e surpreende mercado
Novo veículo da marca japonesa tem como foco a promoção do uso dessa tecnologia em motos e modelos urbanos.
Ao que tudo indica, a Yamaha resolveu abraçar, de vez, as novas tecnologias voltadas para a mobilidade urbana. Além de apostar em modelos eletrificados, como a NEO’S, a marca surpreendeu o mercado ao lançar um modelo movido a hidrogênio. A Yamaha Golf-Car Company, uma subsidiária da japonesa, apresentou o Drive H2. Trata-se de seu primeiro carro de golfe conceitual e movido a hidrogênio.
A apresentação do modelo ocorreu durante o PGA Show, um dos maiores eventos da indústria de golfe que ocorre na Flórida.
Drive 2
O lançamento da marca japonesa é baseado no popular Drive 2 Concierge 4, que é amplamente comercializado ao redor do globo. No caso do carro de golfe da Yamaha, ele também possui tecnologia de combustão interna a partir de um motor a hidrogênio.
Para isso, ele é capaz de armazenar o gás H2 (hidrogênio) em dois tanques de alta pressão com capacidade de 25 litros. Um deles fica posicionado abaixo do banco do motorista, enquanto o outro fica na parte traseira do carrinho. Além disso, o carrinho tem capacidade para quatro pessoas.
Modelo conceito
Contudo, vale lembrar que, como qualquer modelo conceito, ainda não é certo que o Drive 2 saia do papel. E, mesmo que o projeto se concretize, o seu sucesso depende de outros fatores como, por exemplo, infraestrutura disponível para abastecimento do veículo.
Este fator pode ser, inclusive, um atravancador do processo, uma vez que a conversão do hidrogênio em combustível depende de processos custosos por lidar com o elemento em seu estado puro. Portanto, é necessária uma infraestrutura qualificada, o que dificulta a implementação.
Outras iniciativas
Em janeiro de 2022, a Yamaha anunciou que desejava trabalhar com a Kawasaki no desenvolvimento de motores a hidrogênio. Pouco depois, boatos revelaram a intenção da marca de trabalhar com a Toyota, em motores V8 de 5 litros movidos a hidrogênio.
Já em julho do ano passado, Yoshihiro Hidaka, presidente da Yamaha, reforçou o compromisso com o desenvolvimento do hidrogênio como combustível alternativo.