Eletricidade e hidrogênio serão o combustível do futuro para os ônibus

O Diretor Comercial da IVECO BUS mostra a realidade atual de soluções sustentáveis ​​para ajudar a alcançar cidades mais limpas

A população que vive nas cidades enfrenta o enorme desafio de tornar sua mobilidade cada vez mais eficiente e sustentável. Uma das chaves para conseguir isso é o transporte público, que precisa enfrentar uma transição energética para se tornar limpo e sustentável.

Além das Zonas de Baixa Emissão que podem estar operacionais em cidades com mais de 50.000 habitantes, outro desafio que as administrações e os cidadãos enfrentam é o de ter uma rede de transportes públicos igualmente eficiente.

Para isso, inúmeras alternativas estão sendo estudadas, algumas das quais já estão sendo implementadas, como os ônibus elétricos. Ainda que de acordo com o Diretor Comercial da IVECO Bus, Fabrizio Toscano, o futuro será composto por frotas de veículos movidos a hidrogênio.

Assim, explica que “a procura de veículos de transporte de passageiros sustentáveis aumentou muito nos últimos dois anos. Hoje, a IVECO BUS tem uma gama de produtos muito ampla. Somos pioneiros no gás natural, onde desenvolvemos produtos há mais de vinte e cinco anos, com uma tecnologia disponível em áreas urbanas com o nosso IVECO Urbanway e Streetway.

Vários clientes já estão testando os IVECO E-WAYs 100% elétricos em condições reais e desenvolvemos um microônibus Daily elétrico. Além disso, estamos trabalhando em uma nova tecnologia híbrida que responde melhor às demandas de nossos clientes e oferece maior economia, de cerca de 14%, com um motor elétrico maior e o sistema Start & Stop que nossos concorrentes não possuem. Em relação ao hidrogênio, na IVECO e na Nikola começaremos com caminhões, mas certamente nos próximos anos teremos ônibus a hidrogênio”.

Além de ajudar a manter o ar das cidades limpo, os ônibus sustentáveis ​​da IVECO não apresentam nenhum inconveniente de uso. Os movidos a gás mantêm a mesma capacidade e desempenho que seus equivalentes a diesel.

E, como explica Fabrizio Toscano, “no caso dos carros elétricos encontramos um bom equilíbrio no espaço disponível para não perder assentos e não ter problemas de homologação. Ao nível dos benefícios, o que interessa aos clientes é que os veículos possam dobrar o turno, que trabalhem 16 horas.

Nosso E-WAY tem o poder e a capacidade de sobra para fazê-lo. Atingimos um recorde de 543 quilômetros de autonomia na Alemanha com uma única carga. Com uma bateria de 350 kW e um consumo de 0,8 kW por quilômetro, a passagem pode ser duplicada e ainda resta mais 20% de bateria”.

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