Kwid Elétrico de cara nova com visual de Duster e tecnologia avançada; será que chega ao Brasil?
De olho no sucesso do mercado europeu, o Kwid elétrico passou por algumas mudanças.
O Renault Kwid E-Tech nunca fez muito sucesso aqui no Brasil. Talvez a principal explicação para isso seja seu preço, de R$ 150 mil, que recentemente foi reduzido para R$ 99 mil.
O mesmo, no entanto, não acontece na Europa, onde ele é um sucesso absoluto. Designado como Dacia Spring, por lá, apenas em 2023, foram comercializadas mais de 50 mil unidades, e o veículo sempre está no ranking dos dez elétricos mais vendidos no continente.
Na onda desse sucesso, o Kwid elétrico está passando por uma profunda repaginação destinada ao mercado europeu. A Dacia, subsidiária romena da Renault, anunciou o novo Spring (ou Kwid E-Tech, como o conhecemos).
Entre as novidades, temos um visual muito parecido com o da terceira geração do Duster, motor elétrico com potência aumentada e um painel capaz de dar inveja ao nosso Renault Kardian.
Quais as novidades da nova versão do Kwid E-Tech?
Começando pela potência, o elétrico produzido para o Velho Continente, que rendia apenas 45 cv, agora passará a ter 65 cv. Isso não é surpresa aqui no Brasil, visto que nosso Kwid E-Tech (fabricado na China) já vem equipado com esse motor mais forte desde seu lançamento, em 2022.
As baterias de íon de lítio com 26,8 kWh de capacidade permanecem inalteradas, gerando 183 km de autonomia no ciclo WLTP. A recarga no padrão AC (corrente alternada) demanda 11 horas para ir de 0 a 100% em uma tomada doméstica. Já a recarga rápida, em corrente contínua (DC), permite elevar a carga de 20% para 80% em 45 minutos.
Mudanças visuais
O que mais chamou a atenção nesta repaginação do Kwid elétrico foi o quesito do design do veículo. O capô elevado, a grade alta e alinhada com os faróis, dotados de guias de LED com assinatura em forma de flecha, lembram muito o Duster da terceira geração, também recentemente apresentado na Europa.
A traseira também foi renovada, com novas lanternas de LED, para-choque e tampa de porta-malas. Esta passou a contar com um aplique de plástico preto com texturas, interligando as lanternas e o nome Dacia escrito em baixo-relevo.
No interior, a Dacia incrementou o pacote com itens surpreendentes, como o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas (um grande destaque para um compacto como ele) e uma central multimídia gigante de 10 polegadas, maior que a do novo Renault Kardian (8 polegadas).
Previsão de lançamento
O novo Dacia Spring (ou Kwid elétrico) será lançado na Europa no segundo semestre deste ano. No Brasil, por enquanto, não há confirmação de lançamento, mas espera-se que essa forte renovação também chegue ao nosso Kwid E-Tech entre 2025 e 2026.