Mais segurança: Uber lança função "Adolescentes" em todo o Brasil
Novo recurso da Uber possibilita acompanhamento de corridas para jovens entre 12 e 17 anos.
Após três meses de testes, a Uber anunciou nesta terça-feira (27) a liberação da modalidade “Adolescentes” para usuários em todo o Brasil. Este recurso possibilita que pais e responsáveis acompanhem de perto as solicitações de corridas dos jovens entre 12 e 17 anos, garantindo maior segurança e tranquilidade durante os deslocamentos.
Desde novembro de 2023, o aplicativo lançou uma fase de testes do novo mecanismo. Inicialmente, o recurso estava disponível nas cidades de Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Santos, Vitória, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Sorocaba e São José dos Campos.
O período de teste permitiu ajustes e melhorias antes da liberação completa do recurso para todo o Brasil.
Com o novo serviço da Uber, os responsáveis podem convidar adolescentes de 12 a 17 anos para uma “conta família”. Ao realizar o cadastro na conta familiar, os jovens têm a liberdade de solicitar corridas normalmente, sem que isso afete ou restrinja a conta dos pais.
Na modalidade Uber Adolescentes, os recursos de segurança são padrão e não podem ser desativados, garantindo a proteção durante as viagens.
Para isso, são disponibilizadas 4 funções, sendo elas: o U-Acompanha, que permite aos responsáveis acompanhar a localização em tempo real do trajeto; o U-Código, que é exigido antes de iniciar a viagem; e o U-Ajuda, acionado automaticamente em caso de mudança de rota ou parada inesperada, enviando mensagens de verificação tanto para o adolescente quanto para o motorista parceiro.
E, por fim, o recurso U–Áudio possibilita a gravação criptografada das viagens, sendo acessível apenas em casos de emergência, quando o usuário decide abrir um tíquete de segurança.
Essa medida surgiu após a Uber notar a necessidade de proporcionar aos jovens uma forma segura de locomoção sob supervisão. De acordo com a empresa, essa iniciativa foi desenvolvida em resposta a uma demanda identificada por meio de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos.
Durante o estudo, metade dos responsáveis por adolescentes entrevistados relatou ter enfrentado problemas ao escolher entre acompanhar presencialmente os filhos em seus deslocamentos ou cumprir compromissos profissionais.
Além disso, cerca de 40% dos jovens revelaram ter deixado de comparecer a eventos ou participar de atividades devido à falta de uma alternativa de mobilidade adequada.