BMW planeja manter modelo a combustão para o próximo lançamento do M3
Em meio às mudanças regulatórias, montadora busca equilíbrio entre tradição e inovação, mantendo duas opções de propulsão para o sedã esportivo.
Segundo informações obtidas pelo BMWBlog através de fontes confiáveis, a BMW planeja manter um modelo a combustão em concorrência com sua versão elétrica para o próximo lançamento do M3.
Enquanto a versão elétrica adotará a nova plataforma Neue Klasse, o modelo a combustão continuará utilizando uma versão atualizada da arquitetura modular CLAR. Parece que o motor também permanecerá o mesmo 3.0 biturbo de seis cilindros, conhecido como S58, que na geração atual entrega até 550 cv e 66,3 kgfm na versão CS.
Porém, é provável que ocorram mudanças, pois a nova norma de emissões Euro 7 estará em vigor até o lançamento da próxima geração do M3, previsto para ocorrer entre 2027 e 2028. Embora ainda não esteja confirmado, espera-se que haja algum grau de hibridização para se adequar às regulamentações.
A estratégia de manter ambas as versões do M3 é compreensível, principalmente devido ao adiamento das metas de descarbonização em muitos países europeus.
Em meio às novas normas regulatórias, vários países têm adiado as proibições de carros a combustão, enquanto as regras de emissões frequentemente são contornadas ou suavizadas. Na União Europeia, uma cláusula foi estabelecida para permitir que veículos com motores térmicos utilizem combustíveis sintéticos, oferecendo uma alternativa aos combustíveis fósseis.
O Reino Unido decidiu adiar a proibição da venda de carros a gasolina e diesel de 2030 para 2035. Além disso, montadoras como a Dodge estão seguindo uma estratégia semelhante, mantendo modelos a combustão mesmo com a introdução de versões elétricas, reconhecendo as demandas variadas dos consumidores e os desafios de implementação em larga escala.
No entanto, o ‘irmão maior’ M4 não terá a mesma sorte, pois está programado para ser descontinuado após o término da atual geração em 2027, e até o momento parece que a montadora não tem planos de manter uma versão a combustão do M4.
Enquanto aguardamos a confirmação oficial da BMW sobre o futuro de seus esportivos, os entusiastas podem esperar pelo facelift do M3, que acompanhará a reestilização do M4.