Pagou DPVAT em 2024? Péssima notícia! Você foi vítima de um golpe
O imposto do seguro obrigatório, na prática, parou de ser cobrado em 2020.
O DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) é um seguro obrigatório pago até 2020, juntamente com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Nos anos subsequentes, entre 2021 e 2023, assim como em 2024, essa cobrança deixou de ser efetuada por determinação do Governo Federal.
No entanto, algumas quadrilhas especializadas em golpes financeiros estão se aproveitando da situação para fazer essa cobrança indevida aos proprietários de veículos. Assim, sem saber que o DPVAT acabou, tem gente pagando aos criminosos.
Isso ocorre porque muitas quadrilhas enviam, principalmente por e-mail, boletos falsos de cobrança do DPVAT deste ano. Na prática, os donos de carros pagam sem saber que estão sendo, na verdade, roubados.
Recursos do Dpvat acabaram
Nos anos em que havia cobrança regular do DPVAT, criou-se um fundo onde se indenizavam as vítimas de acidentes de trânsito. E, quando o imposto parou de ser pago, ainda havia um dinheiro guardado que servia para indenizar.
Entretanto, esse valor agora está se esgotando, já que o dinheiro do Dpvat não existe mais. Mais exatamente, desde 15 de novembro, esse recurso acabou e as vítimas de acidentes ficaram sem receber o que era para ser obrigatório.
Atualmente, existe um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional que visa justamente a volta do imposto no começo do ano para ter dinheiro suficiente e voltar a indenizar vítimas de acidentes.
Antes, esse dinheiro ia para a Líder, uma companhia seguradora, que ficava responsável pelo pagamento das indenizações. Contudo, a empresa foi descredenciada, o dinheiro, como dito, acabou nesses três anos, e os motoristas e passageiros ficaram descobertos.
Golpes em muitas vítimas
Então, diversas quadrilhas estão se aproveitando deste momento até para aplicar golpes nas vítimas. Mandam e-mails e mensagens de WhatsApp justamente falando sobre a falta de recursos e a necessidade de que o pagamento seja efetuado.
E há muitas pessoas caindo no golpe, pagando o DPVAT que nem existe mais. Pior do que isso, há quem pague, caia no golpe, mas nem saiba que está sendo, literalmente, furtado.
Dessa maneira, existem apenas dois problemas: os golpes contra cidadãos e a falta de dinheiro do DPVAT, que se esgotou em novembro, após o término dos recursos que estavam acumulados há três anos.
Por fim, os motoristas e proprietários de veículos hoje pagam apenas o IPVA e o licenciamento, sem mais o DPVAT. Quanto ao IPVA, em média, é pago por 20 anos, mas há estados que cobram por 30 anos e também aqueles que cobram por 10 anos.