Carros elétricos e híbridos não pagam ou têm descontos no IPVA nestes estados; o seu está na lista?

IPVA tem descontos para carros elétricos e híbridos em 9 estados.

O IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) é uma cobrança bastante indesejada pelos motoristas; contudo, o imposto vem sofrendo algumas alterações, principalmente para incentivar as vendas de carros elétricos e híbridos. Dessa forma, alguns locais no Brasil estão concedendo a isenção total ou parcial do IPVA.

Esses veículos ganham esse desconto ou isenção total porque possuem tecnologias mais limpas e sustentáveis, além de emitirem menos gases poluentes.

Sobre esse desconto no IPVA, no Brasil, em 2024, 9 estados e o Distrito Federal aderiram à isenção do imposto para os automóveis elétricos, híbridos ou para modelos movidos a gás natural e variações menos poluentes.

Vale destacar que, para veículos à combustão, o Brasil adota a alíquota de 3,5% para veículos particulares ou de passeio.

Confira quais estados possuem a isenção total o parcial do IPVA para modelos elétricos ou híbridos:

Alagoas

No estado do Nordeste, os carros elétricos e híbridos ficam isentos do IPVA no primeiro ano; nos anos subsequentes, há a cobrança, mas com uma alíquota reduzida.

Os veículos elétricos pagam 0,5% a partir do segundo ano e chegam a 1% no terceiro. Por sua vez, os híbridos começam com 0,75% e, no terceiro ano após a compra, pagam 1,5%. Já os veículos a GNV pagam 1,5%.

Distrito Federal

O estado garante 100% de cobertura do IPVA para os carros elétricos e híbridos, segundo a Lei 6.466/2019.

Minas Gerais

O IPVA em Minas Gerais tem isenção total para veículos elétricos e híbridos, porém apenas para aqueles que foram produzidos no estado. Dessa forma, na prática, não existe a isenção, já que eles não são produzidos localmente.

Paraná

Para 2024, o estado modificou a regulamentação, e os carros elétricos e híbridos terão de pagar o imposto de acordo com o valor venal, ou seja, 3,5%, o mesmo dos carros a combustão. Já os modelos a gás natural têm a alíquota de 1%.

Pernambuco

O estado concede isenção do IPVA apenas para os carros elétricos; os híbridos não são contemplados. A isenção é concedida ao condutor de forma automática, contudo, para isso, ele não pode ter pendências em seu nome.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o governo diminuiu a alíquota cobrada de 4% para 0,5% nos modelos elétricos, além de diminuir para 1,5% nos carros híbridos. O valor é o mesmo também para os carros movidos a gás natural.

Rio Grande do Sul

No estado gaúcho, a isenção total do IPVA é exclusiva para os modelos elétricos. Já os carros híbridos e movidos a gás natural se encaixam na categoria de veículos a combustão e a alíquota é de 3%.

São Paulo

Em São Paulo, não existe isenção do imposto; contudo, na capital paulista, é oferecida uma restituição de 50% do tributo para os proprietários de carros elétricos e híbridos. Além disso, há isenção do rodízio municipal para ambos.

Maranhão

No Maranhão, o estado concede a isenção total do IPVA para carros elétricos, contanto que eles sejam comprados ou faturados no próprio território. Por outro lado, os carros híbridos estão sujeitos a uma alíquota de 2,5% no estado.

você pode gostar também