BYD King: conheça o sedã rival do Corolla que roda até 28 km/l
Lançamento previsto na agenda da montadora chinesa é um sedã médio híbrido plug-in que promete ameaçar o Toyota Corolla híbrido.
Um dos grandes lançamentos da BYD previstos para este ano no Brasil é o King, sedã médio híbrido plug-in que a montadora chinesa vem tentando encaixar na linha brasileira há mais de dois anos. A estratégia encontrada pela marca é posicionar o modelo como rival do Toyota Corolla híbrido.
A demora para trazer o BYD King ao país está ligada a questões de estratégia e ciclo de produto. Embora o nome seja inédito e escolhido exclusivamente para a América Latina, o modelo é o mesmo Destroyer 05, disponível em cinco versões no mercado chinês.
Por sua vez, o Destroyer 05 é uma variante do BYD Qin Plus, o automóvel mais vendido da China em 2023. Segundo dados da Focus2Move, foram 355.017 unidades emplacadas no país asiático até o fim do ano passado.
Vale mencionar que a montadora trabalha com duas linhas de produtos: a Dinasty (Song Plus, Qin, Yuan Plus, Han e Tan) e a Ocean (Dolphin, Seal, Seagull e Destroyer 05). Cada uma das famílias possui sua própria rede de concessionárias, exceto o Song Plus, que também é vendido nas lojas Ocean.
Olhando de certa perspectiva, o Destroyer 05 também pode ser considerado uma reestilização do Qin Plus. As diferenças se concentram principalmente nos para-choques, nos faróis full-LED, nas rodas e nas lanternas traseiras.
Conheça o BYD King
O carro tem dimensões superiores às do Toyota Corolla, com 4,78 m de comprimento (14 cm a mais), 2,72 m de entre-eixos (+2 cm), 1,84 m de largura (+6 cm) e 1,49 m de altura (+6 cm). O pacote de baterias deixa o assoalho mais alto, reduzindo o conforto no banco traseiro. Por outro lado, há saídas de ar dedicadas e duas portas USB.
O pacote de itens inclui seis airbags, chave NFC, rede WiFi 4G, piloto automático adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, reconhecimento de placas e atualizações via internet. Ele ainda vem com central multimídia de 8,8 polegadas, ajustes elétricos nos bancos dianteiros e teto solar.
Na versão mais sofisticada, o BYD King DM-I 2024 é equipado com motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,4 kgfm, além de um motor elétrico integrado ao câmbio e-CVT que gera até 197 cv e 33,4 kgfm. O conjunto de baterias tem 18,3 kWh de capacidade, alcançando até 1.200 km de autonomia e consumo médio de 28 km/l.
No quesito velocidade, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos em modo híbrido, segundo a fabricante. Em relação ao Corolla, o carro oferece mais potência e uma bateria com funcionamento elétrico por tempo superior.