Airbags da Takata e seu perigo dobrado: recall continua após 29 mortes

Bolsas de segurança explodem como granadas e atiram estilhaços de aço, ferindo e matando os ocupantes do veículo.

Os airbags defeituosos da Takata resultaram em um dos maiores recalls de toda história da indústria automobilística. São mais de 100 milhões de equipamentos afetados, 320 pessoas feridas e 29 mortes ao redor do mundo, sendo uma delas no Brasil.

Esses números assustadores são resultado de um defeito no deflagrador dos airbags instalados em centenas de modelos de carros vendidos do planeta inteiro. Catorze montadoras que atuam no mercado nacional já convocaram os proprietários para substituição da peça.

Por aqui, foram 39 casos de explosão, 16 feridos e uma morte no ano de 2020. Os riscos oferecidos podem ampliar ainda mais os prejuízos humanos e materiais causados pelos airbags mortais.

Qual o defeito do equipamento?

O deflagrador, peça responsável pela expansão imediata da bolsa de ar que amortece os ocupantes do impacto, é o grande problema dos airbags da Takata. A peça consiste em um recipiente de metal com um químico gerador de gás.

Investigações realizadas pelo órgão norte-americano responsável pela segurança no trânsito indicam que o problema está justamente no gerador de gás usado pela empresa, o nitrato de amônio, substância considerada instável. Os resultados mostram que condições naturais do ambiente de diversas regiões alteram as propriedades do gás, tornando-o excessivamente explosivo.

Em caso de colisão, o airbag é ativado e o deflagrador defeituoso explode, lançando estilhaços de metal em alta velocidade sobre o motorista e os passageiros. O acidente resulta em lesões graves e até mortes.

Segundo levantamentos, os modelos com o maior número de ocorrências do erro fatal foram o Honda Civic e o Accord fabricados entre 2001 e 2005.

Perigo em dobro

Além dos estilhaços, os airbags da Toyota com problemas estão inflando espontaneamente, oferecendo um perigo em dobro. Nos Estados Unidos, a campanha de recall da marca é categórica: “não dirija”.

Para saber se o seu veículo foi convocado para recall, consulte o site da montadora e confira o chassi. Até o momento, as marcas que já convocaram os proprietários para substituição do equipamento no Brasil são: Audi, BMW, Chrysler, Fiar, Ford, Honda, Jeep, Lexus, Mitsubishi, Nissan, RAM, Subaru, Toyota, e Volkswagen.

você pode gostar também