Polícia desta cidade pede que cidadãos facilitem roubos de carros; entenda a recomendação
Autoridade da maior cidade canadense aconselha a população a facilitar assaltos para evitar confrontos com criminosos.
Uma recomendação oficial um tanto inusitada chamou a atenção do mundo e causou polêmica nos últimos dias. A Polícia de Toronto, a maior cidade do Canadá, recomendou aos moradores que facilitem os assaltos a veículos para evitar confrontos violentos com os criminosos.
As autoridades reconhecem que não estão conseguindo controlar a situação, cenário que pode ser observado por meio de dados oficiais do governo. Foram mais de 12 mil roubos de veículos em Toronto em 2023, quase 3 mil ocorrências a mais do que no ano anterior.
Para piorar, a maioria dos casos é resultado da ação do crime organizado. Segundo a polícia, a maior parte das invasões domiciliares tem como foco o roubo de carros, mas quase metade dos veículos é recuperada.
Cidadão deve facilitar roubo
A recomendação da Polícia do Canadá é que os cidadãos deixem as chaves dos carros de maneira visível para os criminosos, como na porta da frente da casa. Segundo a imprensa local, a prática serve “para evitar a possibilidade de ser atacado em sua casa”, já que as invasões têm como foco os veículos.
De acordo com a reportagem do Yahoo, muitos automóveis são enviados para outras cidades e países para serem vendidos, o que dificulta sua recuperação.
Alguns moradores de Toronto acataram a sugestão dos policiais e começaram a facilitar a ação dos bandidos. “Caro Sr. Ladrão, por favor, não quebre a janela do carro. A porta está aberta. Tenha um ótimo dia”, diz o bilhete colocado no para-brisa de um veículo.
Polícia pede mais orçamento
O sindicato de policiais de Toronto solicita o aumento do orçamento destinado à segurança pública, que, segundo a entidade, foi cortado nos últimos anos. Para tentar amenizar a situação após a repercussão da polêmica, a Polícia de Toronto pediu que os moradores instalem câmeras de segurança e sistemas de alarme em suas residências.
Conforme relatório da Canadian Finance and Leasing Association, um carro é roubado no Canadá a cada seis minutos. Os grupos criminosos especializados nesse tipo de crime sabem, inclusive, o tempo exato necessário para realizar a ação antes da chegada da polícia.