Filho do divórcio com Hyundai: como será o novo carro nacional inédito da Caoa?
Empresa brasileira planeja produzir modelo 100% nacional para aumentar seu volume de vendas após mudanças em parceria.
Os termos do casamento entre Hyundai e Caoa foram atualizados recentemente no Brasil, resultando na unificação das concessionárias das duas marcas. Em meio a essa agitação, a montadora brasileira tem entre seus planos o desenvolvimento de um carro 100% nacional.
Segundo informações do Correio da Bahia, a Caoa já tem até uma equipe técnica montada para a criação do primeiro modelo exclusivo. Porém, ainda não há previsão de lançamento dessa novidade nas lojas.
Os detalhes foram revelados pelo jornalista Antônio Meira Jr. após uma conversa com Carlos Alberto de Oliveira Filho, presidente da empresa. Em entrevista à coluna Autos & Etc, o executivo não informou se o modelo será um automóvel ou um veículo comercial leve, evitando dar detalhes.
Oliveira Filho disse apenas que a possibilidade de contratar uma empresa de engenharia terceirizada para auxiliar na criação do novo carro não foi descartada. Além disso, ele afirmou que a montadora, que hoje é particular, tem planos de abrir seu capital.
Planos da Caoa
E as novidades da Caoa não terminaram. O primeiro plano da empresa é produzir o Tiggo 8 híbrido, hoje importado da China, em sua fábrica de Anápolis (GO). Se tudo der certo, o modelo será o primeiro híbrido plug-in fabricado no Brasil.
Vale lembrar que a marca irá produzir carros da Hyundai na mesma fábrica, mas a venda e a distribuição ficarão totalmente a cargo da sul-coreana. Outra meta da Caoa é continuar com os aportes de R$ 4,5 bilhões previstos até 2028 para, entre outras coisas, aumentar a produção do Tiggo 5X Sport em Goiás.
Já para avançar em volume de vendas, a estratégia foi lançar a versão Sport do Tiggo 7 pelo preço de R$ 134.990, cerca de R$ 35 mil abaixo das outras duas configurações.
Separação
A parceria entre Caoa e Hyundai começou em 1999 com a importação dos carros da sul-coreana pela brasileira. A primeira cuidava da distribuição dos veículos importados no Brasil, enquanto a segunda ficava responsável pelos carros nacionais. O acordo limitava a autonomia da Hyundai sobre a linha oferecida no Brasil e, consequentemente, seu crescimento.
Com o novo contrato, os direitos de importação e distribuição passam para a Hyundai Motor Brasil (HMB). Em contrapartida, a Caoa ganhou uma participação financeira nas vendas da marca.