Não é eterno! Saiba por quanto tempo o etanol permanece bom no tanque do seu carro
Entre os combustíveis utilizados no Brasil, o com maior prazo de validade é o etanol, que dependendo das condições pode durar cerca de um ano.
Uma das dúvidas que surgem entre os motoristas é a respeito dos combustíveis e quanto tempo eles podem ser armazenados ou permanecer no tanque do veículo sem causar problemas. Cada um tem seu prazo de validade, e existe uma média: o etanol é o que pode durar mais tempo, cerca de um ano.
O etanol, apesar de ser menos eficiente para os veículos, tem o maior prazo de validade quando armazenado corretamente. O combustível possui uma degradação mais lenta que os outros e pode durar até um ano. No entanto, manter o etanol no tanque não é uma boa ideia e pode ocasionar vários problemas nos veículos pela falta de utilização.
Segundo Erwin Franieck, engenheiro e presidente do Instituto SAE4Mobility, o ideal é manter o carro sempre funcionando, mesmo que seja um pouco a cada mês.
“Sabemos que um veículo parado por mais de três meses acaba por gerar uma série de inconvenientes, desde problemas com baterias até corrosão por diferença de potencial de oxigênio. Por isso, a cada 30 dias o carro deveria ser usado, com o motor funcionando até a ventoinha entrar, uma volta no quarteirão, calibrar os pneus etc.”, disse em entrevista para a Quatro Rodas.
Já em relação à gasolina, o combustível que tem uma eficiência maior que o etanol, possui um prazo de validade menor. Após seis meses, ela começa a perder parte de suas propriedades químicas; dessa forma, caso seja utilizada, irá afetar negativamente o desempenho do veículo.
Esse tempo também pode ser mais curto e vai depender do nível de combustível no tanque. Isso porque, quanto menos gasolina houver, mais contato com o oxigênio ela terá e, dessa forma, a oxidação será mais rápida. Assim, o prazo de validade da gasolina pode cair para 2 ou 3 meses.
O combustível com o menor prazo de validade é o diesel. Ele sofre com uma maior deterioração e com os impactos da umidade do ar. Segundo especialistas, o prazo estimado de uso para o diesel é de no máximo dois meses.