Nissan + Honda, sim! Montadoras se unem contra rivais chineses e Tesla
Montadoras chinesas fecham parceria para desenvolvimento de componentes em comum para seus carros elétricos.
Um novo casamento entre Nissan e Honda acaba de ser anunciado no mercado internacional. As montadoras japonesas vão se unir para desenvolver carros elétricos e peças em comum para seus futuros automóveis, visando proteger-se da forte presença de marcas chinesas e da Tesla no segmento.
O anúncio do acordo foi realizado durante uma coletiva de imprensa em Tóquio, na qual as marcas deram poucas informações sobre a união focada nos elétricos. Apesar de os planos ainda serem embrionários, o grande objetivo é a criação de componentes, softwares e modelos elétricos comuns.
“As montadoras emergentes são muito agressivas e estão progredindo em uma velocidade incrível. Não podemos vencer a competição enquanto nos atermos à sabedoria convencional e a uma abordagem tradicional”, afirmou Makoto Uchida, CEO da Nissan.
Segundo o presidente da Honda, Toshihiro Mibe, ainda não há uma decisão sobre o modo como a colaboração entre as duas empresas ocorrerá nos próximos anos.
A Nissan foi a primeira marca a lançar um carro elétrico, o Nissan Leaf, que chegou em 2010, mas não trouxe sucessores com a força necessária para batalhar com a forte concorrência da Tesla e das fabricantes chinesas.
Redução de custos
A nova aliança das duas japonesas é vista como uma forma de reduzir custos de produção no Japão e nos mercados internacionais. Ambas as empresas já possuem outros contratos com montadoras e grupos internacionais com esse mesmo fim.
No caso da Nissan, há uma aliança de elétricos com a Renault, que por sua vez trabalha em conjunto com a chinesa Geely. Segundo Uchida, a parceria com a montadora continuará firme mesmo com o novo fechamento, principalmente porque o foco dos franceses é o mercado europeu.
Já a Honda se uniu à General Motors dos EUA para utilizar a plataforma Ultium nos SUVs Honda Prologue e Acura ZDX.