A Uber ‘odeia’ esse aplicativo que diz aos motoristas se a corrida vale a pena

O StopClub se tornou um verdadeiro sucesso por detalhar o valor total da corrida e calcular (em detalhes) a tarifa por quilômetro ou por hora.

Os motoristas de aplicativos de carona, como Uber, InDrive e 99, agora têm um aliado poderoso na hora de escolher as melhores corridas: o StopClub. Este aplicativo se tornou o queridinho dos trabalhadores, já que dá detalhes das tarifas e ajuda os motoristas a decidirem rapidamente se uma corrida vale a pena.

Quando recebe uma solicitação de viagem, os condutores conseguem ver a distância total, o tempo estimado e o valor da corrida. O StopClub vai além, detalhando a tarifa total oferecida e calculando (em detalhes) a tarifa por quilômetro ou por hora. Se o custo-benefício for ruim, o motorista pode recusar a viagem e procurar opções mais lucrativas.

Facilidade

Embora a técnica utilizada pelo StopClub não seja nova – muitos motoristas já fazem esses cálculos mentalmente – a rapidez com que o aplicativo ajuda, acabou atraindo muitos profissionais a usar a solução no dia a dia. As notificações do StopClub mostram os possíveis ganhos por minuto, quilômetro e hora, destacando com X vermelhos os valores abaixo das metas estabelecidas pelos motoristas.

A empresa foi fundada em 2017, e de forma bem tímida, revolucionou seu uso. O app usa uma funcionalidade de leitura de tela do Android, e lê a tarifa diretamente do aplicativo de carona e executa o cálculo, sem que o motorista mexer em nenhum app ou digitar os valores manualmente. Ele tem até mesmo a função de rejeitar automaticamente tarifas abaixo de um determinado valor definido pelo motorista.

Sucesso entre os motoristas

Desde a introdução da calculadora em fevereiro de 2023, o número de usuários ativos do StopClub saltou de 87.000 em fevereiro para 250.000 em todo o Brasil. E junto com o sucesso, veio as primeiras polêmicas. Em julho, a Uber Brasil processou o StopClub, alegando que o aplicativo obtinha e armazenava ilegalmente dados confidenciais da empresa.

A Uber também acusou o StopClub de violar direitos autorais e de concorrência. Em resposta, o StopClub negou essas práticas, explicando que apenas lê as informações exibidas na tela para executar cálculos. No final de agosto, a Uber perdeu a liminar que buscava bloquear o StopClub no país e o app segue em funcionamento.

você pode gostar também