A verdade sobre combustíveis: é melhor abastecer com gasolina comum ou aditivada?

Entenda qual a diferença da gasolina aditivada para a comum, e se realmente vale a pena gastar um pouco mais na hora de encher o tanque.

No posto de gasolina, você se depara com a dúvida: gasolina comum ou aditivada? Qual a melhor escolha para o seu carro e para o seu bolso?

Primeiramente, é importante entender o que é a gasolina aditivada. Ela leva este nome porque contém aditivos, substâncias químicas que melhoram seu desempenho e qualidade.

Ao contrário da gasolina comum, ela passa por um processo de enriquecimento que agrega inúmeros benefícios, como:

  • Melhor queima do combustível;

  • Limpeza e proteção do motor;

  • Redução do atrito nos componentes do motor;

  • Vida útil do motor prolongada;

  • Maior eficiência energética;

  • Menos paradas para abastecimento.

Economia e sustentabilidade

De acordo com o Posto Ipiranga, a gasolina aditivada pode gerar economia superior a 4% no tanque comparada à comum, o que apresenta um ótimo custo-benefício aos motoristas. Além disso, os aditivos reduzem as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente.

Basicamente, existem duas formas de você colocar aditivo no tanque. São elas:

  1. Comprar gasolina aditivada no posto: opção prática, mas com menor controle sobre a quantidade de aditivo.

  2. Comprar aditivo e adicionar à gasolina comum oferece maior controle sobre o tipo e a quantidade de aditivo.

Qual a melhor opção?

Para que você não caia em golpes, o mais recomendado é abastecer com gasolina comum e inserir o aditivo de forma separada.

Isso porque, hoje, não há uma fiscalização de quanto aditivo é inserido na gasolina; portanto, o distribuidor pode colocar uma quantidade mínima de aditivo no combustível e vendê-lo como “aditivado”. Nem todos os postos fazem isso, mas, como já não existe uma fiscalização competente nem mesmo para a gasolina comum, imagine para o aditivo utilizado.

Sendo assim, para ter certeza de que a quantidade será suficiente para gerar o efeito desejado de uma gasolina aditivada, o melhor é que a própria pessoa compre o aditivo à parte. Assim, você garante um aditivo de qualidade, estará sob controle do que está sendo colocado no tanque e se aproveitará de todos os benefícios do aditivo.

você pode gostar também