Acelerador e freio no volante do carro? Conheça o novo projeto da Stellantis

Peça em formato de manche é totalmente retrátil e reúne funções que hoje são dos pedais, como frear e acelerar.

A chegada de novas tecnologias aos carros modernos tem ocorrido de forma tão acelerada que fica até difícil acompanhar tudo de perto. Uma das maiores mudanças para a indústria foi a implementação do câmbio automático, que acabou com a necessidade do pedal da embreagem.

Agora, a Stellantis anunciou que está desenvolvendo novos sistemas para o futuro, como um volante que pode aposentar o freio e o acelerador. A peça é totalmente retrátil e tem formato de manche, dando a impressão de que o motorista está jogando um videogame.

Segundo informações do site CarBuzz, a patente do projeto já foi registrada nos Estados Unidos. No protótipo do grupo, o objeto precisa ser empurrado para acelerar e puxado para frear, diferente do que acontece nos carros que utilizam manches tradicionais.

O componente elimina a necessidade dos pedais e ainda pode ser operado com uma única mão, segundo a Stellantis.

Projeto da nova tecnologia da montadora. (Foto: Divulgação/Stellantis)

Desafios da tecnologia

Um dos desafios de tirar o projeto do papel é que, a partir do princípio da inércia, o motorista poderia acabar acelerando demais o veículo durante uma frenagem. Por outro lado, seria fácil resolver o problema apenas invertendo as funções do componente.

Também existe a questão da coluna de direção, que deixará de existir para dar lugar a uma tecnologia steer-by-wire. Presente na Tesla Cybertruck, o sistema que cria uma conexão virtual entre o volante e as rodas deve se tornar uma tendência nos carros por conta de sua compatibilidade com os sistemas autônomos.

A perspectiva de um futuro onde os carros dirigirão sem interferência humana também explica por que o volante da Stellantis é retrátil. Em alguns anos, a ideia é que a peça se esconda no painel e libere mais espaço assim que o motorista ativar o piloto automático.

A patente do grupo automotivo é revolucionária, mas vale lembrar que a Toyota já apresentou algo semelhante no ano passado. O NEO Steer é um volante em forma de manche pensado para pessoas com deficiência (PCDs) que controla os freios e a aceleração por meio de alavancas adicionais.
Embora o projeto da Stellantis não tenha descrições específicas sobre o tipo de uso, ele certamente seria útil nos carros adaptados para esse público.

você pode gostar também