Adeus, abastecimento! 7 dicas infalíveis para economizar combustível
Algumas atitudes simples podem mudar por completo o rendimento de seu carro e representar uma economia de combustível; Veja.
Não há como negar: o consumo de combustível está diretamente ligado à maneira como se dirige. Nesse sentido, uma direção mais agressiva pode representar não só mais visitas ao posto de combustível como também um comprometimento maior da renda familiar.
Isso porque, dados de um estudo do Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, a partir de informações do IBGE, apontam que 12,1% da renda do brasileiro vai para encher o tanque do carro.
Diante disso, para ajudá-lo na missão de diminuir o consumo de combustível, separamos sete dicas infalíveis que impactarão diretamente em economia para o seu bolso.
1. Manutenção em dia
Um veículo em boas condições, ou seja, com a manutenção em dia, consome menos combustível. Fique atento principalmente ao funcionamento da injeção eletrônica, bobina, distribuidor, vela e cabo de ignição.
2. Velocidade constante e sem frenagens bruscas
Dirija com cuidado. Evite acelerações abruptas e excessivas, assim como frenagens bruscas. Elas contribuem diretamente para o aumento do consumo de combustível. Portanto, acelere de forma gradual para que o veículo desenvolva a velocidade de forma suave. Igualmente, evite frenagens bruscas. Por exigir demais dos veículos, há também um aumento do consumo da gasolina.
3. Não existe marcha ou velocidade indicada
Esqueça essa coisa de que há uma marcha ou velocidade que gaste mais ou menos combustível. Tenha sempre em mente que o que influencia neste resultado é, na verdade, como se dirige. Um exemplo claro da situação é o motorista que demora para fazer a troca de marchas. Mesmo que ele esteja em terceira marcha, o consumo será mais elevado.
4. Carros sentem mais as subidas
Quando se trata de subidas, diversos aspectos podem influenciar o consumo excessivo de combustível. Dentre eles, os principais são peso e carga. Portanto, um carro mais pesado consumirá mais combustível. O ideal, então, é manter a velocidade na faixa de 3.000 a 4.000 rpm, auxiliando em momentos que demandam mais do veículo.
5- desligue o motor (às vezes!)
Se o tempo em que for permanecer parado for superior a um minuto, é possível desligar o motor para economizar combustível. Entretanto, paradas mais rápidas, como, por exemplo, em sinais de trânsito, não geram mais economia, caso o motor seja desligado.
6. Atenção com o ar-condicionado
Seja o ar-condicionado ou mesmo dispositivos como faróis auxiliares e limpadores de para-brisa, o fato é que eles geram consumo de combustível. Por isso, o ideal é que o uso seja moderado, uma vez que quanto maior o número de dispositivos elétricos em uso, mais o veículo buscará energia da bateria e, por consequência, há mais consumo de combustível.
7. Escolha da gasolina
Não se pode negar que hoje o mercado oferece os mais diversos tipos de combustíveis: gasolina comum, aditivada, premium, pódium… Independente de sua escolha, opte por postos de sua confiança, evitando postos de abastecimento com marcas desconhecidas ou preços muito abaixo dos praticados pelo mercado.