Desligar o motor manualmente em carros sem Start/Stop é realmente econômico?

Saiba se realmente é uma boa ideia desligar o motor manualmente em carros sem o sistema start/stop.

Com o avanço da tecnologia, a presença do sistema start/stop é cada vez maior no setor automotivo, inclusive em países com o Brasil, em que a tecnologia automobilística ainda não é a mais avançada. Apesar de muitos condutores não gostarem da função, ela auxilia na economia de combustível no trânsito dos grandes centros, onde é necessário parar em muitos semáforos e cruzamentos.

Mas, e os modelos que não possuem tal tecnologia, desligar o motor manualmente, em um sinal vermelho, por exemplo, é uma boa ideia para economizar combustível?

Sem botão start/stop

Há muitos mitos que envolvem a economia de combustível ao desligar o motor. Muitos dizem, inclusive, que é necessário um tempo superior a três minutos para haver uma economia real. Entretanto, a Bosch, empresa que desenvolve sistemas start/stop, afirma que motores com injeção eletrônica já começam a economizar depois de três segundos desligados.

Isso porque, os sistemas de alimentação identificam a temperatura do motor e dão a partida usando uma quantidade mínima de combustível.

A ação possibilita, por exemplo, o uso da tecnologia start/stop. Caso contrário, paradas de poucos segundos seriam o maior desperdício de utilização de motor de partida e bateria que existem.

Mas, afinal, desligar o carro automaticamente traz economia?

Teoricamente, sim. Porém, a prática gera uma série de problemas. Dentre eles, podemos destacar:

Descarregamento da bateria

O primeiro risco atrelado à prática é o da bateria descarregar. Carros que possuem a função start/stop têm baterias mais potentes justamente para suportar várias partidas em um curto espaço de tempo. Já os carros comuns, após poucas partidas seguidas, a bateria pode perder a carga.

Este risco é ainda maior se a bateria já estiver no meio de sua vida útil.

Falta de uma verificação de voltagem inteligente

O sistema start/stop também tem tecnologia que executa uma checagem de voltagem para ver se é suficiente para desligar o motor e, em seguida, religá-lo. Se a voltagem estiver muito baixa, o carro não terá o motor desligado automaticamente.

Motor de partida que não aguenta

Além disso, os motores de partida convencionais duram cerca de 40.000 partidas. Já os de carros com start/stop suportam até 250.000 partidas.

O motor do carro tem que ser diferente

O próprio motor do carro passa por algumas modificações para ter o sistema start/stop. Dentre essas alterações estão, por exemplo, um novo volante do motor, bronzinas reforçadas e lubrificação superior, uma vez que o óleo desce para o cárter quando o motor é desligado.

Portanto, os modelos convencionais não possuem motores que suportam a ação de ligar e desligar o veículo em curtos espaços de tempo.

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