Adeus confirmado! 5 marcas de carros que desistiram de operar no Brasil
Paralisação das atividades da Seres no país foi o assunto da semana, mas a montadora não foi a primeira a tomar decisão.
Uma das notícias que chamou a atenção da indústria automotiva nos últimos dias foi a decisão da Seres de paralisar suas operações no Brasil cerca de um ano após o início de suas atividades. Embora a decisão tenha gerado espanto, a marca não foi a única a desistir do mercado brasileiro em pouco tempo.
A chinesa, que chegou junto com várias conterrâneas, estaria passando por uma reestruturação interna que não tem previsão de término. Outras fabricantes que desembarcaram por aqui desde a abertura das importações nos anos 1990 tomaram rumos semelhantes.
Montadoras que abandonaram o Brasil
Conheça cinco marcas de carros que desistiram de operar no mercado brasileiro.
1. Alfa Romeo
A primeira vez em que a fabricante tentou emplacar no Brasil foi nos anos 1970, com o Alfa Romeo 2300 produzido pela FNM, que durou até 1986. Em 1996, a marca voltou a oferecer modelos importados como o 145, o 164 e o 155, mas sua trajetória só durou até 2006.
2. Mazda
Nos anos 1990, a Mazda foi uma das montadoras japonesas a desembarcar no país. Ela trouxe o Miata e também o esportivo MX-3, mas sua breve atuação nacional durou apenas até 1999.
3. Infiniti
A marca de luxo estreou em terras brasileiras no final dos anos 2000, vendendo seus carros nas concessionárias da Nissan, grupo ao qual pertence. Sem conseguir se destacar, a investida durou pouco, e ela saiu do país pouco tempo depois. Os supostos planos de retorno nunca saíram do papel.
4. Lifan
Integrante do grupo que participou da primeira invasão chinesa no fim dos anos 2000, a Lifan apresentou primeiro o 320, uma cópia do Mini Cooper. A tentativa não deu muito certo, nem as investidas subsequentes com os SUVs X60 e X80, resultando no fim das atividades em 2020.
5. Seat
A Seat é uma marca espanhola do grupo Volkswagen que desembarcou no Brasil em 1995, mas não fez tanto sucesso. Ela trouxe modelos como o Córdoba e o Ibiza, idênticos ao VW Polo da época, mas não recebeu o apoio esperado e fechou as portas em 2002.