Adeus, Mini Clubman: marca encerra produção sem anúncio de sucessor

Mais de 1,1 milhão de exemplares do modelo foram produzidos pela fabricante subsidiária do grupo BMW.

Diga adeus ao Mini Clubman, o assertivo e estiloso carro da subsidiária do grupo BMW. O modelo parou de ser produzido na fábrica da marca em Oxford, no Reino Unido, após a empresa decidir renovar sua linha com foco em veículos eletrificados.

Antes de anunciar o adeus, a Mini lançou o Clubman Final Edition em abril do ano passado. Já em setembro, informou que não planeja desenvolver uma nova geração do carro e que seu novo foco é a reformulação do portfólio.

O Countryman será o verdadeiro substituto do Clubman nesse processo de reformulação de linha, uma vez que sua fabricação terá continuidade graças à popularidade. O novo Aceman, por sua vez, será posicionado abaixo dele para completar as opções.

Segundo Stefanie Wurst, diretora da marca, a Mini vendeu duas vezes mais Countrymans do que Clubmans no ano passado, facilitando a decisão de qual dos dois modelos manter em produção.

Sucessor do original de 1969, que deixou de ser produzido no início dos anos 1980, o Mini Clubman moderno foi lançado em 2007. Anos depois, em 2013, ele serviu de base para o desenvolvimento do Mini Clubvan. Outro marco do modelo é ter sido o primeiro da montadora com tração nas quatro rodas.

Para dar adeus da maneira como o Clubman merece, a Mini fabricou 1.969 exemplares da versão Final Edition para venda em todo o mundo. O carro é equipado com motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 192 cv, mas nenhum deles veio para o Brasil.

Mini Aceman

O novo crossover elétrico Aceman está prestes a ser apresentado oficialmente pela marca, mas ainda guarda alguns segredos. Ele terá dimensões entre as do Cooper e as do Countryman, sendo 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 m de altura, além de quatro portas e capacidade para cinco passageiros.

O hatch será equipado com motor alimentado por uma bateria de 54,2 kWh. A promessa da Mini é lançar o carro daqui “alguns meses”, mas a data ainda não foi confirmada.

você pode gostar também