Afinal, o que é um posto de gasolina pirata? Eis o que você deve fazer se encontrar um
Além do famoso combustível adulterado, o motorista brasileiro também deve se preocupar com o chamado posto pirata.
Não é novidade para nenhum motorista que alguns postos de combustíveis aplicam golpes para enganar clientes e fazer vítimas. A gasolina adulterada é um dos esquemas mais comuns, mas não é a única preocupação em um país de criminosos tão criativos.
Com o aparecimento dos chamados “postos piratas“, a preocupação na hora de abastecer o veículo agora vai além da qualidade do combustível. O princípio básico desse tipo de estabelecimento é enganar o consumidor do começo ao fim.
Em outras palavras, os golpistas iniciam sua estratégia logo no primeiro contato, quando o condutor ainda está em busca de um local para abastecer. Ao se deparar com o posto pirata, o cliente vê uma loja aparentemente oficial, identificada com um visual parecido com o de uma marca famosa. O problema começa aí.
Essas empresas até utilizam uma bandeira semelhante à de distribuidoras de combustíveis conhecidas, mas não oferecem os produtos originais em suas bombas. Por esse motivo, elas também são chamadas de “posto clone”.
Enganação não tem limites
Ao parar no posto, o consumidor acredita que está abastecendo com uma gasolina de qualidade, mas, provavelmente, está pagando por um produto inferior e, muitas vezes, adulterado. Os prejuízos só são percebidos mais tarde, quando o veículo começa a perder potência ou apresentar defeitos.
O Instituto Combustível Legal (ICL) explica que o golpe caracteriza propaganda enganosa, uma vez que a empresa usa uma marca conhecida para ludibriar o público e vender produtos de procedência duvidosa como originais.
Existem também aqueles que não chegam a utilizar a bandeira com a logomarca de uma distribuidora oficial, mas criam uma identidade visual muito parecida para confundir. Além da fachada do posto, as mesmas cores e formatos de uma marca conhecida também aparecem nos uniformes dos funcionários.
Essa estratégia dos postos piratas, inclusive, já foi motivo de ações judiciais abertas pela BR Distribuidora.
Como evitar o golpe
Segundo os órgãos do setor, o consumidor pode adotar algumas atitudes simples para evitar cair no golpe do posto pirata. A principal delas é prestar bastante atenção à identidade visual do local para conferir se a bandeira é mesmo oficial.
Também vale a pena solicitar a nota fiscal após o abastecimento para se resguardar juridicamente em caso de fraude.