Ainda feito na China, Chevrolet Monza pode retornar ao Brasil?

Sedã médio da GM deixou de ser fabricado no Brasil em 1996, mas continua disponível no mercado chinês.

O hall da fama dos sedãs médios vendidos no Brasil conta sempre com a ilustre presença do Chevrolet Monza, fabricado por aqui entre 1982 e 1996. Até hoje, muitos motoristas ainda sentem falta do icônico modelo, que concorre com nomes como VW Santana e Fiat Tempra.

Ao contrário dos brasileiros, os compradores da China continuam comprando o carro, já que ele segue à venda no país. Será que ele tem chances de voltar ao Brasil um dia?

Pelo menos por enquanto, isso é bastante improvável. O Monza produzido na China é o substituto do Chevrolet Onix, outro sedã bastante famoso por aqui. As vendas do Onix no mercado chinês não foram nada boas; por isso, a GM decidiu tentar emplacar o Monza.

A estreia do carro no mercado chinês ocorreu em 2018, e em 2020 ele ocupou o espaço deixado pelo Cruze. O modelo utiliza a plataforma D2XX e tem um visual mais premium, bem distante do antigo design da versão brasileira.

Alguma semelhança com o Onix pode ser vista de perfil, mas o estilo remete mais a outros automóveis disponíveis na China, a exemplo do SUV cupê Seeker. Porém, o entre-eixos é menor que o do Cruze (2,65 metros, contra 2,70 m) e 5 cm maior que o do Onix Plus.

O Monza chinês também é repleto de tecnologia, com duas telas integradas de 10,25 polegadas que englobam o painel e a central multimídia. São duas opções de motor: um conjunto básico com propulsor 1.5 de quatro cilindros de 109 cv e 14,3 mkgf, e um conjunto híbrido-leve de 48V, com 163 cv e 23,4 mkgf. Na segunda versão, o consumo chega a 20 km/l na cidade e 20,9 km/l na estrada.

Volta ao Brasil

O foco atual da GM no Brasil é diferente da época em que o modelo era fabricado por aqui; por isso, seu retorno não está nos planos do grupo. Mesmo que seu conjunto híbrido-leve seja uma opção interessante, o Onix vende bem no mercado nacional, apesar das incertezas sobre seu futuro.

A Chevrolet está com a atenção voltada para outros segmentos, e um forte indício disso é a substituição do Cruze pelo SUV Trax na América do Norte. Tudo indica que a montadora fará mais investimentos em SUVs e abandonará gradualmente as opções com preço muito competitivo.

Com isso, o Monza é mais um dos modelos da marca que provoca saudade nos consumidores, mas não deve retornar tão cedo, assim como o Corsa.

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