Aircross não foi o único: 5 carros que tiraram 0 em segurança no Latin NCAP
Estudo do Latin NCAP expõe carros populares que receberam nota zero em segurança, destacando a necessidade de melhorias nos sistemas de proteção.
Em tempos de crescente preocupação com a segurança veicular, os recentes resultados do Latin NCAP trouxeram à tona um cenário alarmante para alguns veículos comercializados no Brasil.
Modelos conhecidos, incluindo o Citroën C3 Aircross, receberam zero estrelas, reacendendo o debate sobre a qualidade dos sistemas de proteção oferecidos aos consumidores.
Desde 2014, com a obrigatoriedade de airbags duplos e freios ABS, esperava-se uma melhoria significativa na segurança dos veículos vendidos no Brasil.
No entanto, o Latin NCAP, uma organização independente que avalia carros na América Latina e no Caribe, continua a revelar a vulnerabilidade de certos modelos através de seus rigorosos testes de colisão.
Os testes do Latin NCAP abarcam proteção para adultos, crianças e pedestres, além de avaliar a eficácia dos sistemas de assistência.
A atribuição de zero estrelas significa que há um risco substancial para os ocupantes em caso de acidente. O instituto adota parâmetros semelhantes aos do Euro NCAP e realiza as avaliações de forma imparcial, adquirindo veículos sem influência das montadoras.
5 modelos com nota zero em segurança
1. Ford Ka/Ka+ (2020)
Foto: Divulgação/Ford
Mesmo com bom desempenho em colisões frontais, o Ford Ka apresentou fragilidades em impactos laterais, resultando em zero estrelas em dezembro de 2020. As porcentagens de proteção foram: para adultos, 34%; crianças, 9%; pedestres, 50%; e assistência, 7%.
2. Citroën C3 (2023)
Foto: Divulgação/Citroën
O Citroën C3 foi testado em julho de 2023, mas deixou a desejar na proteção ao motorista e pela falta de pré-tensionadores nos cintos de segurança. Suas notas foram: adultos, 31%; crianças, 12%; pedestres, 50%; assistência, 35%.
3. Kia Sportage (4ª geração, 2021)
Foto: Divulgação/Kia
Importado da Coreia do Sul, o Kia Sportage apresentou resultados insatisfatórios em dezembro de 2021, com a ausência de itens essenciais como controle de tração e estabilidade. Seus índices foram: adultos, 48%; crianças, 15%; pedestres, 58%; assistência, 7%.
4. Fiat Argo/Cronos (2021)
Reavaliados em dezembro de 2021, os modelos Fiat Argo e Cronos, que já haviam conquistado três estrelas em 2019, caíram para zero.
A ausência de controle de estabilidade e de avisos de cinto de segurança foi crucial para essa baixa pontuação. As taxas de proteção foram: adultos, 24%; crianças, 10%; pedestres, 37%; assistência, 7%.
5. JAC E-JS1 (2022)
Foto: Divulgação/JAC Motors
Em dezembro de 2022, o veículo elétrico JAC E-JS1 também recebeu nota zero, principalmente devido à ausência de desligamento de energia após colisões frontais. A proteção para adultos ficou em 0%, para crianças 6%, para pedestres em 20% e para a assistência em 7%.
É crucial destacar que esses resultados se aplicam apenas aos modelos testados. Versões mais equipadas ou atualizadas podem ter desempenhos distintos.
A segurança veicular é um tema multifacetado, que não depende apenas da estrutura do carro, mas também do uso adequado dos dispositivos de segurança.