Além da bateria: por que os carros elétricos são mais baratos a longo prazo?

Os carros elétricos vêm caindo no gosto dos consumidores, principalmente pelos valores competitivos e descontos em impostos e manutenção.

Quem vem crescendo no mercado são os carros elétricos e as montadoras estão de olho nos interesses dos consumidores. Por isso, a frota de elétricos também está em expansão. Além da sustentabilidade, outro fator que está agradando aos compradores é o aspecto financeiro, já que esses automóveis estão sendo oferecidos a preços acessíveis.

As montadoras vêm entrando em uma boa briga no mercado com os modelos elétricos. Já que esses carros são oferecidos ao consumidor com preços competitivos, descontos em impostos e, algumas vezes, isenção em manutenções periódicas. Veja alguns dos motivos que revelam essa boa concorrência dos veículos elétricos em relação aos a combustão.

Manutenção: Os carros elétricos possuem menos peças móveis em comparação com os veículos a combustão, o que resulta em menos desgaste e, consequentemente, menos necessidade de manutenção. A ausência de sistemas complexos de escapamento e transmissões também contribui para uma redução nos custos de manutenção, como troca de óleo e sistemas de exaustão.

Os veículos elétricos são mais eficientes que os movidos a combustão na conversão de energia armazenada em eletricidade para energia mecânica utilizável. Isso resulta em custos operacionais mais baixos, como os relacionados a combustível, manutenção, depreciação, entre outros.

Além disso, o custo da eletricidade tende a ser mais estável do que o preço da gasolina, proporcionando economias adicionais a longo prazo.

Incentivos do governo: Com as questões ambientais em alta, muitos governos oferecem incentivos financeiros para a aquisição de veículos elétricos. Esses incentivos valem como descontos no preço de compra, isenções fiscais e subsídios para instalação de estações de carregamento em casa. Assim, vários custos iniciais diminuem, o que torna a compra mais rentável para o comprador.

Redução de combustível: O custo para recarregar um carro elétrico é, na maioria das vezes, menor do que o custo de abastecer um veículo a combustão. Além disso, os proprietários de carros elétricos podem se beneficiar de tarifas de eletricidade com desconto durante os períodos de baixa demanda, o que resulta em economias adicionais.

Com o mundo mais tecnológico, alguns produtos irão aumentar sua produção e a expectativa é que os custos da fabricação diminuam, uma vez que entrará na lei da oferta e da demanda.

Ademais, com mais fabricantes no mercado e uma concorrência acirrada, os preços dos veículos elétricos tendem a cair. Outro produto que também deverá ser beneficiado por isso são as baterias, que possuem preços elevados. Dessa forma, espera-se que esse produto tenha uma redução em seu valor.

você pode gostar também