Além do motor: 8 peças do carro que você nem imagina que precisam de lubrificação

Lubrificação correta de componentes do carro evita problemas e prolonga a vida útil do veículo.

Todo mundo fala sobre lubrificação do motor, mas poucos sabem que outros componentes do carro também podem “dar problema” se forem ignorados. Em todo automóvel, existem ao menos oito pontos críticos que exigem cuidado periódico para evitar falhas e gastos desnecessários.

Fique atento aos sinais: ruídos estranhos, comandos mais duros e mudanças no comportamento do veículo podem indicar falta de lubrificação em sistemas essenciais. Pequenos alertas podem evitar grandes prejuízos.

Consultar o manual e contar com a ajuda de um profissional qualificado é o caminho certo. Assim, você garante que cada parte do carro receba o produto adequado, prolonga a vida útil do veículo e dirige com mais segurança e eficiência.

Checklist de lubrificação além do motor

Conforme mencionado, manter o motor lubrificado é fundamental, mas outros componentes do veículo também exigem atenção. Confira um checklist para garantir que nenhuma peça importante seja esquecida.

1. Portas

As portas também pedem uma rotina semestral de lubrificação para eliminar rangidos, evitar desgaste e manter a leveza.

Use grafite em pó nos vidros e nas fechaduras, pois ele devolve a suavidade. Já nas dobradiças, prefira óleo fino ou desengripante. Em caso de dúvida, recorra a um profissional.

2. Sistema de freios

No sistema de freios, o fluido evita superaquecimento e melhora a eficiência das frenagens. Verifique o conjunto a cada 12 meses e respeite a validade do fluido, que perde propriedades com o tempo.

3. Direção hidráulica

Você dirige e percebe a direção hidráulica mais pesada ou com chiados? Esse é um alerta para avaliar o fluido e, se necessário, substituí-lo.

Siga a especificação do fabricante na escolha do produto. Procure um especialista para diagnóstico e troca.

4. Caixa de transmissão

A caixa de transmissão depende de óleo para trocas de marcha suaves, tanto em sistemas manuais quanto automáticos. O lubrificante reduz o atrito, protege contra a corrosão e também refrigera e limpa o conjunto.

No manual, verifique o nível em cada revisão. Por outro lado, no automático, o manual normalmente indica a troca.

5. Diferencial

O diferencial entra em ação quando mais de uma roda recebe tração e o carro contorna curvas. Ele permite que uma roda gire independentemente da outra, enquanto o motor entrega potência. Portanto, é essencial lubrificar para reduzir o atrito, dissipar calor e aumentar a durabilidade, seguindo os prazos do manual.

6. Cabos de comando

Os cabos da embreagem, do freio de mão e do acelerador rendem melhor com lubrificação periódica. Caso fiquem duros, aumenta-se o esforço e o desgaste dos mecanismos.

Consulte o manual para orientações e, quando necessário, substitua o produto com o apoio de um especialista.

7. Junta homocinética

A junta homocinética trabalha nas extremidades dos eixos de transmissão, em veículos com tração dianteira e nas quatro rodas, transferindo torque e mantendo a velocidade constante. A graxa que lubrifica a peça permanece selada por uma coifa de plástico ou borracha, com duas braçadeiras.

Apesar de raramente ser necessária a substituição, ouça os roncos e investigue a possibilidade de lubrificante insuficiente ou inadequado.

8. Rolamentos de roda

Nos rolamentos de roda, a graxa adequada com aditivos garante rotação livre e maior vida útil. Sem esse cuidado, você pode enfrentar travamentos e quebras, com risco à segurança.

Portanto, siga o manual para intervalos e realize o serviço com um técnico capacitado.

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