Alerta! Golpe faz motorista pagar fortuna por conserto de defeito inexistente

Golpe da falsa pane mecânica faz criminosos faturam em cima de motoristas desavisados; Entenda.

Um novo golpe tem feito muita gente gastar dinheiro à toa. A abordagem dos criminosos ocorre da seguinte forma: eles avisam ao motorista, no meio do trânsito, que há um suposto problema no automóvel e que está saindo fumaça ou faísca do motor. Por sua vez, a vítima estaciona para ver o que está acontecendo e o responsável pelo aviso indica, então, um “profissional” ou diz que é mecânico e se dispõe a ajudar.

Contudo, a verdade é que, naquele momento, não há nenhum tipo de falha no carro. Ao ter acesso ao motor, o criminoso “fabrica” o problema ao desconectar um cabo ou componente, fazendo o propulsor falhar e perder a força. Muitas vezes, inclusive, a sabotagem faz com que alguma luz de advertência do painel se acenda, conferindo veracidade à armação.

O bandido, então, oferece reparo ao veículo, a partir da troca de uma peça que, na verdade, nem chega a ser trocada. Contudo, há uma cobrança pelo falso serviço.

Caso real

Situação semelhante ocorreu com Tatiana Carvalho, jornalista, e seu pai. Segundo a vítima, em entrevista ao UOL Carros, ao voltar do Rio de Janeiro para São Paulo, pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), ouviu um estrondo e um motorista fez sinal.

“Logo depois, [ouvimos] outro barulho e um [Chevrolet] Onix passou, indicando para pararmos. Foi o que fizemos. O motorista desceu e disse que viu fumaça e faísca saindo do motor do carro do meu pai. Pediu para abrirmos o capô, olhou, mexeu um pouco e disse que estava com problema em uma peça X. Falou que, por coincidência, trabalhava em uma distribuidora da Honda e que poderíamos ir com ele até o local para fazer a troca”, relata Tatiana em relato no Facebook obtido por UOL.

Mesmo suspeitando que poderia ser um golpe, a jornalista e seu pai tentaram seguir o condutor do Onix, que estava acompanhado de um suposto colega de trabalho, mas o Honda em que ela dirigia, começou a perder potência.

“[O homem que] estava nos ‘ajudando’ disse que deixaria o companheiro dele com a gente e iria até o tal lugar buscar a peça. Em menos de dez minutos estava de volta e o mecânico parceiro dele ‘trocou’ a peça. Apresentou o recibo e falou que meu pai poderia pagar por Pix”, continua.

Preços

Eles cobraram R$ 2,2 mil pelo serviço de troca da peça (que não ocorreu). Contudo, o pai da jornalista, convidou a dupla de bandidos para acompanhá-lo até uma oficina autorizada da Honda antes de efetuar o pagamento, uma vez que a luz da injeção eletrônica seguia acesa no painel.

No caminho até a autorizada, os criminosos desapareceram.

Na concessionária, eles foram informados de que nenhuma peça do carro havia sido substituída.

Golpe do falso mecânico

Ainda em outubro do ano passado, o blog da seguradora Porto Seguro emitiu um alerta para casos como o descrito acima. O alvo são pessoas sem conhecimento em mecânica automotiva e a abordagem pode variar, mas sempre buscam a cobrança de valores altos para reparos inexistentes.

Como se prevenir

  • A seguradora orienta não parar em locais ermos apenas devido a barulhos, uma vez que eles podem ter sido forjados por criminosos.
  • Além disso, não aceitar ajuda de estranhos e desconfiar quando a insistência é grande para que o auxílio seja aceito.
  • O ideal, portanto, é buscar socorro na seguradora ou atendimento em oficina de confiança.
  • Não forneça dados a terceiros (RG, CPF, endereço), nem senha de cartão de crédito.
  • Por fim, mantenha as revisões em dia, minimizando as chances de falhas mecânicas.

*Com informações de UOL Carros

você pode gostar também